Na manhã desta quarta-feira (28), a Secretaria de Mobilidade e Acessibilidade, através da Urbes – Trânsito e Transportes, realizou mais uma ação do Programa “Faixa Viva”, na travessia localizada na Avenida Juscelino Kubitschek com a Rua Fagundes Varela. A finalidade foi expor uma mensagem de reflexão para conscientizar os motoristas a respeitarem às faixas.
Durante a ação, quando algum pedestre tentava atravessar, os educadores da Urbes realizavam uma intervenção se posicionando na faixa, segurando painéis com os dizeres: “ Aqui respeito pede passagem”, para chamar a atenção dos condutores quanto ao respeito ao pedestre nas travessias não semaforizadas.
Além disso, os pedestres foram orientados que na travessia sem semáforo, ainda na calçada, devem estender o braço com a palma da mão, e só atravessar quando os carros pararem.
O vendedor comercial Gabriel Ferreira, foi um dos participantes da ação e conta que gostou da iniciativa e destaca a importância de educar motoristas e pedestres. “A iniciativa é muito legal, porque ensina que estas faixas existem e que os condutores devem respeitá-las. Gostei da ideia das placas, acredito que quem ler e focar na mensagem vai ser conscientizado”, observa.
O programa atende a lei municipal nº 10.446, de 2 de maio de 2013, e visa conscientizar os condutores de priorizar o pedestre em sua travessia. Além disso, garante o cumprimento do artigo 70 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – Lei federal nº 9.503 de 23/09/97 -, que assegura aos pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim a prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica.