A atividade avalia de forma dinâmica o desempenho das variadas formas de deslocamento na cidade
Ao levar em consideração o cotidiano acelerado das pessoas, o “Desafio Intermodal” vem com a proposta de refletir sobre a seguinte pergunta: Qual o meio de transporte mais eficiente para se deslocar na cidade? O evento realizado pela Prefeitura de Sorocaba, através da Urbes – Trânsito e Transportes, ocorreu nesta segunda-feira (23), às 17h.
A ação não é uma competição, e sim uma maneira de pensar a locomoção além do veículo motorizado individual, avaliando assim o desempenho das seguintes modalidades de deslocamento – bicicleta, motocicleta, a pé, automóvel, taxi e transporte coletivo – e medindo qual delas apresenta mais eficiência para completar o trajeto, saindo de 4 pontos da cidade com destino a Praça da Bandeira, no Centro da cidade, onde se encerra o percurso. Todas as regras previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) devem ser respeitadas pelos voluntários participantes.
Os pontos de saída dessa edição serão: Zona Norte – Praça Pio XII; Zona Leste – Praça Coronel Joaquim Estanislau de Arruda (Igreja Santo Antônio); Zona Sul – Av. Antônio Carlos Cômitre, 201 (Em frente da Justiça Federal) e Zona Oeste – Praça Oxford. O trajeto da atividade tem de 3,5 km de extensão.
O desafio, que ocorre em várias cidades do mundo, compara a eficiência dos modais levando em conta o tempo de deslocamento, custo financeiro, consumo energético e emissão de poluentes dos diferentes modos de transporte. Ao todo, 24 participantes estarão distribuídos da seguinte forma:
– 4 Pedestres
– 4 Motociclistas
– 4 Condutores de carro
– 4 Passageiros para táxi
– 4 Passageiros para transporte coletivo urbano
– 4 Ciclistas
Resultado de 2018
No ano passado, o primeiro voluntário a chegar ao ponto de encontro final do desafio estava de bicicleta e fez o trajeto de 3,5 km em 7’46”, o ciclista fez o percurso entre a Praça Pio XII na Santa Rosália, na Zona Norte, e a Praça da Bandeira, no Centro.
O segundo participante a chegar ao ponto de encontro do Desafio foi também uma bicicleta que saiu da Praça Oxford, Zona Oeste, e fez o percurso em 8’30”. Já o terceiro voluntário a chegar foi um motociclista, que em 10’07” cumpriu o trajeto também vindo da Zona Oeste, da Praça Oxford em direção à região central, a Praça da Bandeira.
Modais por tempo de chegada:
O tempo computado foi do deslocamento completo do meio de transporte, incluindo o tempo utilizado para o estacionamento, no caso da motocicleta e do automóvel, por exemplo.