Urbes homenageia vítimas de trânsito com plantio de árvores

Por: Vanessa Valente - comunicacao@urbes.com.br

A sabedoria popular diz que todo homem deve plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. Na manhã desta sexta (07), o secretário de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes, Luiz Alberto Fioravante; o diretor de trânsito, Carlos Paschoini, e vários funcionários públicos da Urbes já podem dizer que cumpriram uma dessas metas ao plantaram árvores na unidade Urbes, localizada na rua Chile, 401.

A iniciativa encerra as homenagens em Sorocaba ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito. Data lembrada no terceiro domingo do mês de novembro, instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2005 como uma forma de recordar as vítimas fatais de acidentes de trânsito, bem como suas famílias e todos aqueles que, de alguma forma, tiveram suas vidas afetadas por ocorrências relacionadas ao trânsito.

“Estamos plantando as sementes para colher um novo comportamento no trânsito.” com essa frase, Luiz Alberto Fioravante iniciou a atividade lembrando a todos a importância de cada funcionário e agente de trânsito da Urbes no papel de conscientizar e salvar vidas no trânsito de Sorocaba.

A violência no trânsito é um grande desafio para o Brasil e para o Mundo. A cada ano, segundo a Organização das Nações Unidas, 1,5 milhão de pessoas perdem suas vidas em ruas e estradas. O objetivo da ação foi demonstrar à sociedade e às autoridades a importância de conscientizar que os acidentes trágicos nas ruas e estradas de todo País são previsíveis e podem ser evitados para que os números de mortes e acidentes no trânsito diminuam todos os dias.

A iniciativa da homenagem partiu do Governo de São Paulo por meio de plantio de mudas de árvores, coordenada pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito em parceria com Sorocaba, Detran.SP e demais municípios conveniados ao programa. As ações visam promover uma reflexão sobre um trânsito mais seguro e humanizado para que não haja mais a dor pela perda inestimável de uma vida.

Dados do Ministério da Saúde (MS) mostram que morrem quase cinco pessoas por hora em acidentes de trânsito, 120 por dia, mais de 42 mil por ano e mais de meio milhão ficam feridas. Para as Nações Unidas, essa situação precisa ser revertida com o apoio de todos: do próprio cidadão, das autoridades, do setor privado, das organizações sociais e dos meios de comunicação.

Em Sorocaba, a Urbes contou com o apoio da Secretaria da Educação e da Secretaria do Meio Ambiente, Parque e Jardins no plantio de 63 mudas de árvores nativas da nossa região.

Os plantios iniciaram dia 07 de novembro com 15 mudas de árvores na avenida Barão de Tatuí com a Rua Bernardo Goldman, sendo: 03 Aroeira pimenteira, 03 Cabreúva, 01 Caparoroca branca, 02 Ipê amarelo, 03 Ipê branco e 03 Mirindiba.

As crianças da Escola Municipal Professora Julica Bierrenbach fizeram o plantio de 8 mudas no dia 14 de novembro, que foram: 01 Aroeira pimenteira, 01 Carobinha, 01 Ipê amarelo, 01 Ipê branco, 01 Ipê verde, 01 Pau ferro, 01 Pessegueiro do mato e 01 Urucum. Ainda no dia 14, as crianças da Escola Municipal Avelino Leite de Camargo com o plantio de 17 mudas: 03 Aroeira pimenteira, 02 Caparoroca branca, 03 Castanha do Maranhão, 01 Pau ferro, 02 Ipê branco, 03 Ipê rosa e 03 Pau Brasil. Dia 21 de novembro foi a vez das crianças da Escola Municipal Jaci Dourado Matielli que plantaram de 23 mudas de árvores.

A mudas foram escolhidas pela Sema, num total de 63 mudas divididas em vária espécies nativas da nossa região. Com este plantio colaborou com a redução da temperatura pela cobertura de superfícies refletoras de calor, pois árvores de copa rala interceptam de 60 a 80% da radiação direta incidente e as de copa espessa até 98% da radiação direta. Ruas bem arborizadas podem reter até 70% da poeira em suspensão. Uma única fila de árvores pode reduzir os particulados em 25%, como é o caso da arborização viária. Com estas ações a Urbes cumpre seu papel social de conscientizar e reduzir as mortes no trânsito.

Em setembro, o Movimento Paulista parabenizou a Urbes pelo engajamento na redução de acidentes fatais nas vias municipais de Sorocaba. Enquanto em todo o Estado de São Paulo foi apontado um aumento de 3,4% de acidentes fatais no trânsito, em Sorocaba, ocorreu uma redução de 14%. Ou seja, conforme aumenta o engajamento da sociedade nas ações preventivas, melhores são os resultados.

 

Muito Mais por Sorocaba!

Tags: