Urbes alcança cidades da região e 5 mil pessoas participam pessoalmente do Maio Amarelo

Por: Vivian Piloto (programa de estágio) Supervisão Leandro Nogueira - Comunicação Urbes - Trânsito e Transportes
Crédito das fotos: Gabriel Roseno e Vivian Piloto

Peças publicitárias extrapolaram os limites de Sorocaba
Milhares participaram pessoalmente das atividades de conscientização

A Urbes – Trânsito e Transportes fez a diferença pela campanha nacional Maio Amarelo com a difusão de mensagens de conscientização para o trânsito mais seguro à população de toda a região. As ações publicitárias tiveram alcance regional via emissoras de rádio, TVs, jornais e outdoors em movimentadas vias que diariamente recebem motoristas de outras cidades. Para quem vive em Sorocaba as ações foram ainda mais incisivas, com dicas e instruções realizadas pessoalmente ao público alvo, por profissionais da Equipe de Educação para o Trânsito da Urbes. Exatamente 4.928 pessoas, entre pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas participaram de palestras, blitz no trânsito, dinâmicas e instalações de simulação de realidade. 

O secretário de Mobilidade e Acessibilidade da Prefeitura de Sorocaba e presidente da Urbes-Trânsito e Transportes, Luiz Alberto Fioravante, explica que em anos anteriores as ações da Urbes garantiram reconhecimento nacional para Sorocaba pela participação na campanha. “Fomos às ruas, às escolas, empresas, ciclovias e em clube para conscientizar todos que podem tonar o trânsito mais seguro. Aprimorar essa a campanha é salvar vidas pois atitudes responsáveis no trânsito reduzem os acidentes. O prefeito José Crespo apoiou e a nossa campanha contou com ações quase diárias”, explica o secretário Fioravante.   

Entre as atividades de conscientização promovidas pela Urbes durante todo o mês de maio, a instalação Labirinto fez com que jovens sóbrios sentissem sintomas semelhantes aos provocados pelo consumo de álcool, como confusão para perceber o que ocorre no entorno, lentidão para reagir e desequilíbrio, ao mesmo tempo que atores reagiam como se estivessem embriagados ou feridos por acidentes no trânsito. Em outra ação, a Escola do Motociclista, foram ofertadas aulas práticas e instruções teóricas sobre direção defensiva para os motociclistas.  

Também foram proferidas palestras de Educação para o Trânsito com os temas Maio Amarelo e Motociclista Seguro; campanha de conscientização para ciclistas pelo programa Pedale Seguro; aulas do Escola do Pedala Idoso e aulas do Escola do Pedala, que ensinam a andar de bicicleta com mais segurança no trânsito e as exibições dos espetáculos teatrais Casos Celestiais, Deu Ruim, Super Amarelinho e o Teatro de Fantoches. Ainda teve treinamentos e vistorias com os motoristas nas garagens das empresas de ônibus que fazem o transporte coletivo urbano em Sorocaba. 

Nas ruas, as atividades foram realizadas nas avenidas General Osório (Trujillo), Dom Aguirre (em frente do Parque das Águas e do Poupa Tempo), Paulo Emanoel de Almeida (região do Wanel Ville) e Comendador Pereira Inácio (região central) e na praça Dr. Ferreira Braga, no Centro, com ações de conscientização para ciclistas ou blitz educativas para motoristas de demais veículos em trânsito. No Clube dos Idosos e no Parque das Águas foram promovidas diversas instruções que ensinam a andar de bicicleta com mais segurança. 

Para os estudantes foram promovidas palestras, peças teatrais e instalação de simulações de percepção na escola municipal Matheus Maylasky, escolas estaduais Laila Galep Sacker e Zélia Dulce de Campos Maia; na Universidade Paulista (Unip), Universidade de Sorocaba (Uniso) e Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) e nos colégios Uirapuru e COC.  

Nas empresas, diversas atividades de conscientização e treinamentos foram promovidos para equipes de profissionais da Sorocaba Refrescos, Consórcio Sorocaba (Consor), Sorocaba Transporte Urbano (STU), Grupo Splice, CFC Aliança, Maple Bear, Votorantim Cimento, Bureau VeritasMontag Serviços de Eletricidade.