UPHs promoverão ações no Dia Internacional da Mulher
Por: Estagiário: Esdras Felipe Pereira Jornalista responsável: Tânia Franco
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado na próxima terça-feira (8), as Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) das Zonas Norte e Oeste realizarão ações alusivas à data. A organização dos eventos será feita por integrantes do Programa de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência, implantado em abril de 2014, por meio de parceria da Secretaria da Saúde (SES) com a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Sorocaba).
Na UPH Zona Oeste, as atividades serão exclusivas às funcionárias que, na terça-feira, das 9h às 16h, terão acesso a um “Dia de Beleza”. A ação ocorrerá graças ao apoio de uma escola de cabeleireiro e maquiagem, responsável por oferecer gratuitamente os serviços. Como continuidade às comemorações, na quarta-feira (9) pela manhã acontece uma palestra sobre cuidados com a pele. Além disso, haverá sorteios de limpezas de pele e esfoliação.
De acordo com a psicóloga residente, Tatiana Hamada, as ações estão sendo divulgadas na unidade desde a semana passada para que as funcionárias possam marcar seus horários e, assim, participar do “Dia da Beleza”. “Tudo será feito visando o cuidado e a valorização dessas profissionais. O trabalhador, quando valorizado, consequentemente vai atender melhor”, afirma acrescentando que devem participar entre 40 e 50 funcionárias de todos os setores.
UPH Norte
Na UPH Zona Norte o evento será realizado na terça-feira, tanto para as profissionais como para mulheres pacientes e/ou acompanhantes. Segundo o gestor administrativo da unidade, Luis Cláudio Zanzarini, alguns sorteios de kits devem acontecer. Para isso, foi firmada uma parceria com algumas empresas.
Zanzarini, aliás, diz ter feito um levantamento em que identificou uma média de 280 mulheres presentes na UPH às terças-feiras. Somadas às outras 150 que trabalham no local, ele espera uma boa participação nas ações. “Será mais uma ação de humanização, que tem sido nosso foco para um bom atendimento. Queremos tirar das pessoas aquela imagem de que não são bem tratadas (nas unidades de saúde)”, argumenta.
