UPH Zona Norte retoma atendimentos pediátricos

Por: Evenize Batista - ecbsilva@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Luiz Polacco

Pontualmente às 7h desta quarta-feira (01), a Unidade Pré-hospitalar Zona Norte, localizada na Avenida Itavuvu, voltou a oferecer atendimentos pediátricos de urgência e emergência. Depois de pouco mais de três anos suspenso, o serviço será mantido por 24 horas, sete dias da semana. Com a medida, todas as unidades de urgência da cidade voltam a realizar o atedimento a crianças, como vinha pedindo a população.

Kaique, de dois meses e meio, foi o primeiro paciente da pediatria. “Eu sabia que ia abrir e cheguei sete horas mesmo”, contou a mãe, Fernanda Barbosa Dorigão, de 21 anos, moradora do Parque das Laranjeiras. Ela relatou que o bebê apresentou dificuldade para respirar e mamar durante a madrugada, o que a deixou preocupada. Kaique foi examinado pela pediatra Maria José Souza Castro e foi liberado para casa com prescrição de medicação.

Ainda na primeira hora de serviços, Andreia Almeida da Silva, de 21 anos, chegou à UPH com a filha Maria Regina, de 3 anos. Ela já havia procurado uma Unidade Básica de Saúde, mas foi encaminhada para a UPH com indicação de realizar exames. “Como ela está com dor de cabeça e no peito, a pediatra me contou que já estava funcionando aqui e que precisamos de raio X”, explicou.

Marco Túlio Scaliante, coordenador da pediatria na unidade, informa que a estimativa é por uma demanda de 180 crianças ao longo das 24 horas do dia. Ele orienta que é indicado sempre procurar a UBS primeiro e só recorrer à UPH nos casos de urgência e emergência para otimizar os atendimentos. “A rede básica está preparada para solucionar a maioria dos casos, assim, ficam priorizados na UPH os atendimentos que realmente apresentam algum risco ou gravidade. Pedimos a colaboração dos pais e responsáveis para utilizarem corretamente os serviços”, acentuou.

Os plantões terão três médicos para o atendimento de crianças, além de suporte de enfermeiros e técnicos de enfermagem. Por meio de processo seletivo a prefeitura contratou vinte médicos para esse serviço e também chamou enfermeiros aprovados em concurso para assumirem seus postos de trabalho. Outras medidas realizadas foram a adequação de escala para garantir as equipes de técnicos de enfermagem, reforço na recepção e ampliação da segurança.

Recursos materiais também foram providenciados, como a lista de medicamentos específicos da pediatria, mobiliário e materiais médicos próprios. Na estrutura, serão disponibilizados cinco leitos de observação para a pediatria, sendo que a UPH conta ainda com dois leitos de suporte para os casos de emergência. A pediatria funcionará separadamente da clínica médica – atendimento de adultos – tendo, ainda, três consultórios e uma sala para isolamentos.

Casos que precisem de internação terão como referência o Hospital do Gpaci e o Hospital Santa Lucinda, exceto na área de ortopedia pediátrica, cuja referência é a Santa Casa. A destinação desses casos é feita pela Central de Regulação de Vagas, como já ocorre em outros serviços. A volta da pediatria não promoverá nenhuma alteração aos atendimentos de adultos. Atualmente a UPH Zona Norte atende cerca de 450 a 500 adultos por dia.

 

Tags: