UPA do Éden vai receber recursos do Governo Federal

Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Éden foi credenciada pelo governo federal por meio do Ministério da Saúde e, com isso, passa a receber recursos mensais para custeio. O repasse deve começar em outubro e não é retroativo ao seu efetivo funcionamento, há pouco mais de um ano. A informação foi recebida pelo prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio, que participou da solenidade promovida no Palácio do Planalto, na manhã desta quarta-feira (14), com anuncio feito pelo presidente Michel Temer em companhia do ministro da Saúde, Ricardo Barros.

A solenidade faz parte das “Ações de gestão eficiente para melhoria da saúde pública: habilitação de novos serviços de Instituições Filantrópicas e financiamento de 99 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)”, na qual está inclusa a unidade do Éden.

Pannunzio destacou que o evento foi a primeira prestação de contas da gestão do novo titular do Ministério da Saúde, que já conseguiu promover adequações visando a diminuição do excesso de servidores. “Mas a notícia importante para Sorocaba é, justamente, a destinação de recursos que a UPA do Éden passará a receber a partir do mês de outubro, do governo federal”, ressaltou destacando que 55% da população recebem atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS), por meio das Santas Casas e hospitais filantrópicos.

De acordo com o prefeito os municípios de uma maneira geral, notadamente os de grande e médio portes, estão sufocados com as despesas da saúde que hoje pesa mais do que a Educação. Em Sorocaba, 32% do orçamento das receitas correntes liquidas são destinados à área da saúde. “Quando o governo federal entende essa situação, e através de uma gestão sobretudo mais eficiente, acima de tudo honesta, o mesmo recurso que ele tinha começa a produzir resultados e ai ele consegue começar a pagar aos municípios aquilo que é devido”, comenta.

Inaugurada no dia 15 de agosto de 2015, a unidade realiza atendimentos de urgência e emergência e tem um custo mensal de R$ 2,141 milhões para o município. A UPA mantém clínicos gerais, pediatras, nutricionista, assistente social e ouvidoria e é gerenciada e operada pelo Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), por meio de convênio firmado com a Prefeitura.

Tags:, ,