UPA do Éden completa um ano com atendimentos de urgência e emergência
Por: Assis Cavalcante
Acolhimento aos pacientes com classificação de risco, leitos de observação, enfermagem, são os serviços disponíveis no atendimento de urgência e emergência da Unidade Pré-Hospitalar (UPA) do Éden, que completa um ano à disposição da população nesta segunda-feira (15), data de aniversário de Sorocaba.
Situada na Rua Miguel José Gimenes, 4.235, ao lado da sede do Corpo de Bombeiros no Éden, a unidade, que funciona 24 horar, oferece atendimentos para adultos e crianças, com médicos plantonistas. Quando há necessidade de internação é feita a transferência, por meio da Central de Regulação de Leitos (pacientes de Sorocaba) ou via Cross (pacientes da região).
O usuário do sistema público de saúde conta ali com atendimentos clínicos, apesar de suas especialidades, cuja função é estabilizar e encaminhar o paciente, caso necessitem de atendimento de especialista ou internação. “Mas ainda tem gente que tem dúvida quanto ao serviço disponível”, enfatiza o coordenador da UPA, Márcio Roberto Luchesi.
Então, aproveita para explicar que urgência é quando uma situação que não pode ser adiada e tem que ser resolvida rapidamente, a exemplo de casos de fraturas e sintomas da dengue. Já a emergência se trata de uma condição crítica que não pode se prolongar, como hemorragias, paradas respiratórias e cardíacas.
Padrão
A unidade mantém clínicos gerais, pediatras, nutricionista, assistente social e ouvidoria. E segue o padrão das Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) da cidade – Norte, Oeste e Leste – e é gerenciada e operada pelo Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), por meio de convênio firmado com a Prefeitura. De agosto de 2015 a julho deste ano, na UPA do Éden foram realizadas 141.993 consultas médicas.
A doméstica Arleide Almeida Jordão, 33 anos, é moradora do Cajuru e quando necessário procura pelo atendimento médico na UPA do Éden. “Aqui o atendimento é rápido e está bem próximo de minha casa”, ressalta. Arleide não tem convênio médico e com isso sua família depende do atendimento oferecido pela unidade. “Trouxe meu filho de 48 dias de vida e fomos muito bem atendidos”, comenta.
O espaço conta com cinco consultórios para adultos, dois consultórios de pediatria, salas de observação, postos de enfermagem, sala para assistente social, arquivo médico e raio-x, sala de esterilização, entre outros espaços administrativos e operacionais. Há 14 leitos de observação e quatro de emergência que garante assistência para o munícipe.
Morador do Parque Vitória Régia, o segurança Sérgio Bezerra Vieira, 44 anos, utiliza com a família essa unidade do Éden com frequência. “Temos convênio médico, mas aqui geralmente é mais rápido”, disse. Mesmo residindo em outra região da cidade, diz que compensa procurar pela unidade, devido à agilidade e qualidade do atendimento.
