A Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten), mantido pela Prefeitura de Sorocaba por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), começa 2015 com mudanças na metodologia e na grade dos cursos que oferece aos cidadãos. Nesta quinta-feira (26) foram enviados à Câmara Municipal os pedidos de autorização para formalização de convênios com instituições interessadas em ministrar cursos de qualificação na Uniten.
Se aprovados pelo Legislativo, os convênios devem ser firmados com instituições como Senac, Senai, Sesi, Sebrae, Facens, Esamc, FIT, First Idiomas, Qualifica e Colégio Politécnico. “Cada vez mais, o mercado exige profissionais muito bem preparados. Essas instituições são reconhecidas, com longa trajetória na formação de profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho em Sorocaba e no país”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Geraldo Almeida.
Uma das cláusulas do termo enviado para análise e aprovação dos vereadores determina que a Prefeitura poderá realizar convênios com instituições de ensino superior, de educação profissional técnico de nível médio e dos integrantes do sistema ‘S’. Também poderá firmar acordos com fundações e demais pessoas jurídicas sem fins lucrativos e interessadas em realizar cursos de qualificação profissional junto à Uniten, e cujo ato constitutivo contenha expressamente a educação como um de seus objetos ou objetivos.
O secretário revela que em 2015 a Uniten está mudando a metodologia no oferecimento de cursos e da administração dos cursos. Para ele, o programa da Uniten sempre foi reconhecido, deu ótimos resultados com visão de futuro. “Agora precisamos avançar um pouco mais e isso passa por essas mudanças. Os cursos terão grades mais robustas, mais alinhadas com as necessidades do mercado”, revela Geraldo Almeida.
Os cursos serão voltados às áreas: Ambiente e Saúde; Controle e Processos Industriais; Desenvolvimento Educacional e Social; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Produção Industrial; Recursos Naturais; Segurança; Turismo, Hospitalidade e Lazer. “Sorocaba deverá receber, em curto e médio prazos, pelo menos seis novos hotéis e esses empreendimentos vão necessitar de pessoal especializado. Neste caso o Senac poderia ministrar os cursos e preparar esses profissionais para atender a demanda”, conclui.