Uniten forma mais 200 pessoas nos primeiros cursos de 2019

Por: Thuanne Souza (Programa de Estágio) - Supervisão Marcelo Andrade

Mais 200 alunos de 9 cursos profissionalizantes da Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda (Sedetter), receberão seus certificados de conclusão, amanhã, sexta-feira (29), às 10h30. Esses são os primeiros alunos a se formarem nos cursos iniciados em 2019. Esse número soma-se aos mais de 4 mil formados em 2017 e 2018, período em que a oferta de vagas foi intensificada seguindo determinação do prefeito José Crespo para atender a população.

Uma das preocupações de Crespo é o fomento do mercado de trabalho em Sorocaba, diz o secretário da Sedetter, Robson Coivo. “Nós estamos nos articulando cada vez mais vez com foco em atender essa população que está à procura de uma oportunidade de trabalho dentro daquilo que nos foi determinado pelo governo do prefeito José Crespo, levando-se em consideração que Sorocaba é um dos maiores polos industriais do País”, diz.

Nossa perspectiva para este ano é muito boa, e queremos aumentar cada vez mais as oportunidades de qualificação para a população, afinal, sabemos que o mercado de trabalho é competitivo, então, eles precisam estar preparados para isso”, comenta o diretor de área da Sedetter, Luís Alberto Firmino.

Um dos cursos em andamento é o de barbearia, onde o aluno pode receber “toda introdução à profissão que, ao mesmo tempo que é antiga e clássica, está em alta”, explica o barbeiro e professor, Daniel Leal, que ainda conclui dizendo que “a maioria dos alunos está desempregado. Então, essa iniciativa da Prefeitura vai ajudá-los a se recolocarem no mercado de trabalho e se descobrirem dentro da profissão”, pontua.

Enquanto uns procuram saber que caminho seguir, outros já o definiram. Esse é o caso da cabeleireira Roselaine de Lima, moradora do bairro Vitória Régia (Zona Norte) já se redescobriu dentro da profissão. “Eu já estou nesse ramo de beleza há 30 anos, trabalhando mais com cabelos femininos do que masculinos, mas eu vinha percebendo que a procura de homens por este serviço aumentou, e eu realmente goste de fazer os cortes que eles exigem, então, com a experiência que eu estou adquirindo aqui, vou mudar meu salão para barbearia”, declara a cabeleireira.

Mais exemplos

Outro curso em formação na Uniten, e que tem chamado a atenção daqueles que estão buscando uma oportunidade no mercado de trabalho, é o de cuidador de idosos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2018 até 2050 cerca de 30% da população brasileira fará parte da chamada ‘terceira idade’, isso reflete no aumento da demanda de profissionais cuidadores.

Atualmente, a população conta com mais idosos do que crianças, então, esse mercado de cuidador tem crescido muito. Esse curso que estou ministrando é também o ‘ponta pé’ inicial para que essas pessoas entrem na profissão e possam se envolver em outras áreas da saúde.” conta a enfermeira e professora do curso de Cuidador de Idosos da Uniten, Luiza Arantes.

Outro curso que chamou a atenção dos candidatos às vagas da Uniten foi o de libras. Para conseguir sair na frente na hora de uma entrevista de emprego, Aline Marchetti, intérprete e professora de libras, garante que “com o curso no currículo, o candidato se diferencia na hora de concorrer a uma vaga, explica”.

Ainda segundo ela, o curso de libras da Uniten também tem a responsabilidade social, que é o de fazer com que o aluno saia de lá e já consiga se comunicar com as pessoas portadoras de surdez. Para isso, uma das técnicas utilizadas é a memorização dos símbolos através de músicas, como por exemplo, o ‘Alfabeto da Xuxa’.

No aspecto social, o morador do bairro Maria Eugênia, de 76 anos, Dirceu Arnóbio, comenta que ‘eu tenho muita vontade de aprender a linguagem de sinais para poder me comunicar com a comunidade surda que eu sempre encontro nas ruas, nos terminais, e assim, poder ajudá-los’’, explica.

Na outra ponta está Sérgio Vitor, de 18 anos, que ao lado de Dirceu Arnóbio também está aprendendo libras, e completa; ‘para mim, além do social, eu levo para o lado profissional, pois, estou à procura do meu primeiro emprego, e sei que o esse curso pode me beneficiar, então, só tenho a agradecer pela oportunidade de aprender, e de graça”, diz.

Os cursos que estão em andamento atualmente na Uniten são: Logística, Recepcionista, Libras Básico, Eletricista Residencial, Auxiliar de Mecânico de Motos, Cuidador de Idoso, Assistente de Cozinha, Manicure e Pedicure e Barbearia.

Outros cinco cursos em parceria com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Sorocaba -, continuam em andamento na Uniten. São eles: Desperte Sua Criatividade, Ciências Humanas – Enem, Práticas Pedagógicas, Inclusão Digital para 3º idade e Oficina de Papel Mache.

A Uniten está localizada na Avenida General Osório, no número 1840, na Vila Carvalho. Para mais informações sobre os próximos cursos, basta ligar (15) 3316-1666.

Muito mais por Sorocaba!

Tags:,