Unidades de Pronto Atendimento priorizam urgência e emergência

Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

UPHs, UPA e PAs atenderam mais de 416 mil pacientes no primeiro semestre deste ano

 

O usuário do sistema público de saúde conta, em Sorocaba, com atendimento de urgência e emergência em Unidades Pré-hospitalares (UPHs) da Zona Leste, Oeste, Norte e Unidade Pronto Atendimento (UPA) do Éden, além dos Pronto Atendimentos (PAs) de Brigadeiro Tobias, São Guilherme e Laranjeiras.

Nessas unidades são realizados atendimentos clínicos, apesar de suas especialidades. A função de cada uma delas é estabilizar e encaminhar o paciente, caso necessitem de atendimento de especialista ou internação.

O gestor da UPH Zona Oeste, Francisco Alcoléa Neto, explica que a urgência é quando uma situação que não pode ser adiada tem que ser resolvida rapidamente, a exemplo de casos de luxações, fraturas e sintomas da dengue. Já a emergência trata-se de uma condição crítica que não pode se prolongar, como hemorragias, paradas respiratórias e cardíacas. “Emergência é a circunstância que pode exigir uma cirurgia ou intervenção médica de imediato”, explica.

Quando há necessidade de internação é feita a transferência por meio da Central de Regulação de Leitos (Pacientes de Sorocaba) ou via Cross (pacientes da região).

UPHs

No primeiro semestre deste ano, juntas, essas unidades de retaguarda de pronto socorrismo atenderam 416.798 pacientes.

As UPHs atendem 24h somente os casos de urgência e emergência. No primeiro semestre desse ano a unidade Zona Leste atendeu a 121.553 pacientes. Desses 74.525 receberam atendimento de clínico geral, na pediatria foram 20.895 pacientes e na odontologia, 3.676. Já o atendimento de ortopedia chegou a 22.457 pacientes até o mês de abril. A partir do dia 1º de maio o atendimento de ortopedia passou a ser realizado no novo Pronto-Socorro de Traumas e Fraturas da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba.

Na UPH Zona Norte, de janeiro a junho, 79.255 pacientes passaram por atendimentos. Uma média de 13.209 por mês, tendo uma elevação no número de pacientes justamente a partir do mês de maio, quando houve queda na temperatura.

 A UPA do Éden realizou 76.436 atendimentos, sendo 55.009 para os casos de clínicos gerais e 21.427 na pediatria. A unidade atende aos casos de urgência e emergência em Clínica Médica e Pediatria.

Só pediatria

Na UPH da Zona Oeste foram atendidas 42.068 crianças, com idade até 11 anos 11 meses e 29 dias. Atualmente 80% dos atendimentos são referentes ao agravamento da doença respiratória aguda. Normalmente, as crianças passam pelas UBSs e, dependendo dos casos, são encaminhadas para a urgência na UPH ou para especialistas na Policlínica, mediante agendamento. Já nos finais de semana, a unidade de UPH ZO deve ser procurada sem encaminhamento tendo em vista que as Unidades Básicas estão fechadas.

 Em caso de transferências para hospitais, a unidade encaminha pedido para a Central de Regulação de Vagas, que informa se o paciente será encaminhado ao Gpaci ou Santa Lucinda.

PAs

Os Pronto Atendimentos atendem aos casos de Urgência e Emergência geral adulto e infantil; embora tenham em seus quadros apenas medico clínico geral. Os casos mais graves de pediatria são encaminhados às unidades de pediatria. Nesses espaços também são oferecidos atendimento odontológico de urgência, sete dias por semana, das 19 à 00h.

As unidades contam com aparelho de eletrocardiograma e serviço de coleta de exames de laboratório de urgência, durante todo o período de funcionamento.

Os casos que demandam um atendimento de maior complexidade, ou internação, após receberem o primeiro atendimento e estabilização, são regulados pelos Serviços de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

Atualmente o PA do Jardim São Guilherme funciona de 2ª a 6ª feira das 19h às 7h, e aos finais de semana durante 24h. No semestre foram realizados 30.686 pacientes, uma média de 5.114 por mês.

Na unidade do Parque das Laranjeiras, que funciona 24h por dia, sete dias por semana, foram realizados 59.223 atendimentos, uma média mensal de 9.870. O local dispõe de aparelho de Raio X, funcionando das 10h às 22h.

No PA de Brigadeiro foram 7.757 atendimentos no período de março a junho, uma média de 1.939 por mês, tendo em vista que a unidade passou por obras de reforma.

Tags:, , ,