“Unesp Aberta” está levando o mundo acadêmico aos adolescentes do TJ
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Emerson Ferraz
A oficina foi realizada por estudantes da própria universidade
Cerca de quinze jovens participaram na tarde desta segunda-feira (dia 28) de uma oficina gratuita do Projeto “Unesp Aberta” no Território Jovem Maria Eugênia, na Zona Norte de Sorocaba. Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a atividade teve como objetivo mostrar aos participantes os cursos oferecidos pela instituição, além de abordar sobre a vida universitária em geral e o acesso à universidade, visando motivá-los ao ingresso no ensino superior.
Promovida pela equipe da Coordenadoria da Juventude da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), a iniciativa dá continuidade ao Projeto “Futuro Jovem” que aconteceu nas unidades no mês de agosto e setembro e teve como objetivo mostrar aos adolescentes que frequentam o Território Jovem todas as maneiras de acesso a um curso superior.
“A nossa ideia é que os estudantes da Unesp tragam as vivências da universidade e mostrem aos nossos jovens que não é difícil realizar este sonho de fazer uma faculdade, basta ter interesse e batalhar”, explica Mariana Albuquerque, técnica de recreação da Coordenadoria da Juventude.
Mantido pela Coordenadoria da Juventude, o Território Jovem tem por objetivo garantir aos adolescentes um local para a educação não formal, cursos profissionalizantes e experiências de lazer em geral. Na unidade, os jovens têm acesso a cursos de qualificação profissional, oficinas culturais e esportivas, entre outras atividades que eles mesmos propõem e conjuntamente desenvolvem.
Sobre a oficina
De uma forma dinâmica e bastante divertida, os jovens ouviram atentamente as experiências e curiosidades contadas por Vitor Kopp, de 23 anos, e Matheus Neri, de 20 anos, ambos estudantes de Engenharia de Controle de Automação da Unesp campus Sorocaba.
Inicialmente, eles exibiram um vídeo institucional da universidade, que mostra toda a estrutura e os cursos oferecidos na instituição. Fundada em 1976, a Unesp possui 34 unidades presentes em 24 municípios do Estado de São Paulo, com 3.800 professores e 50 mil alunos, oferecendo 134 cursos na área de humanas, exatas e biológicas.
“Na área biológica, por exemplo, os alunos fazem o estágio na própria universidade, prestando serviço no hospital ou na clínica odontológica da Unesp, por exemplo, para a própria comunidade. É muito legal, você aprende já ajudando a sociedade”, comenta Matheus Neri.
Os universitários ainda apresentaram os dois cursos oferecidos atualmente em Sorocaba: Engenharia de Controle de Automação e Engenharia Ambiental, onde abordaram as disciplinas, número de vagas oferecidas e o mercado de trabalho destas duas profissões. Eles ainda apresentaram aos jovens do TJ os laboratórios existentes na universidade e as experiências deles em projetos acadêmicos.
Outra questão abordada foram as atividades extracurriculares, como a Semana da Engenharia e as entidades da Unesp, como a Atlética, Centro Acadêmico, Empresa Junior, Trombateria, Rede de Educação Ambiental e a Gerabixo, um cursinho pré-vestibular oferecido gratuitamente pelos estudantes universitários. “É bem bacana, é a porta de entrada para uma universidade pública. Temos 80% de aprovação”, afirmou Vitor Kopp, que já deu aula de Literatura e História durante dois anos no cursinho.
Para encerrar a oficina, os universitários fizeram um quizz com os jovens sobre o conteúdo abordado. “A universidade abre muitas portas e isto é muito importante. Estamos tendo oportunidade de conhecer muitas pessoas, inclusive de outros países. Foquem no sonho de vocês e estudem bastante, não é fácil, mas vale a pena”, finalizou o estudante Matheus Neri.
Quem compareceu ao Território Jovem para conferir o projeto foi Jaqueline Ferreira Mendes, de 19 anos, moradora do Jardim São Guilherme. “Achei muito interessante conhecer um pouco do que eles estudaram e as pesquisas que são feitas na Unesp. Também achei legal saber um pouco mais da vida acadêmica, deu para sentir que eles são bem unidos e estão sempre ajudando um ao outro”, comentou. Ela já terminou um curso de Técnico de Enfermagem, mas não quer seguir na profissão. “Quando fiz estágio vi que aquilo não era para mim. Agora pretendo fazer um curso na área de RH e Administração”, contou.
Segue abaixo as datas já agendadas do Projeto “Unesp Aberta” nas demais unidades do Território Jovem:
30/09 (quarta-feira)
TJ Ipiranga
Horário: das 14h às 15h
07/10 (quarta-feira)
TJ Cajuru
Horário: das 14h às 15h
TJ Ana Paula Eleutério
Horário: das 16h às 17h
08/10 (quinta-feira)
TJ Aparecidinha
Horário: das 18h às 19h
Tags:desenvolvimentosocial, Educação, Território Jovem
