UMC do Incra atende 89 proprietários rurais em 2014
Desde a assinatura do termo de cooperação técnica entre a Prefeitura e Sorocaba e Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em outubro do ano passado, a Unidade Municipal de Cadastramento (UMC) atendeu a 89 proprietários de áreas rurais até dezembro de 2014. Até a instalação da UMC no município, qualquer cidadão que precisasse dos serviços relacionados ao Incra, tinha que ir às cidades sede, como São Paulo ou Capão Bonito.
Funcionando no prédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), a Unidade Municipal de Cadastramento recebe os documentos necessários para cadastramento de imóveis, emissão do Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais (CCIR) e inclusão dos dados no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR). Além de atender aos produtores e proprietários rurais de Sorocaba, a UMC presta atendimento aos interessados advindos de municípios vizinhos como Votorantim, Capela do Alto, Salto de Pirapora e Alumínio, entre outros.
A parceria possibilitou a capacitação de um funcionário da Sedet, pelo Incra, que é agora o responsável pela análise e digitação dos Cadastros de Imóveis Rurais com área de até quatro módulos fiscais. Apenas em casos nos quais os imóveis possuem área superior a este limite é que os documentos serão remetidos para as sedes do órgão na capital paulista ou Capão Bonito.
O CCIR, emitido pelo Incra, é um documento indispensável à diversas transações imobiliárias, como transmissão por venda, desmembramento, remembramento, herança e até financiamentos bancários. As informações sobre todos os imóveis rurais do País ficam armazenadas no SNCR.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (15) 3316-1635 ou 3316.1636, ou ainda pelo e-mail incra@sorocaba.sp.gov.br. O atendimento no local é realizado de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. A Sedet fica na Avenida General Osorio, 1.840 – Altos do Trujillo. Não é necessário agendamento.
Tags:Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Econômico, Incra, Incra
