Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/uma-tarde-de-bate-papo-na-biblioteca-infantil/
Acessado em: 30/11/2025 - 07h29

Uma tarde de bate-papo na Biblioteca Infantil

Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br

Grupo reflete crônicas do escritor Stanilslaw Ponte Preta dentro do projeto “Encontros com o Mito”.

Uma tarde de bate-papo na Biblioteca Infantil “Renato Sêneca de Sá Fleury” reuniu amantes da literatura e da boa música. A ação que faz parte do projeto “Encontros com o Mito”, realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e acontece toda quinta-feira, das 14h às 16h.

São encontros que aborda os aspectos não só da mitologia, mas da cultura em geral, buscando principalmente atrair o público e despertando nele o gosto e o prazer da leitura, não só do livro, como das artes.

Coordenador do projeto, o historiador José Rubens Incao, destaca que nos encontros são abordados além da literatura, música, erudita, ópera. “Nesta quinta estamos falando de João Bosco, semana passada falamos de Legiçao Urbana, são vários assuntos mostrando o quanto o universo é rico”, explica.

Incao destacou ainda o tema deste encontro foi sobre o jornalista, cronista e radialista brasileiro Sergio Porto (1923-1968), mais conhecido como Stanislaw Ponte Preta, seu pseudônimo. “Ele criou o festival de besteiras que assolou o país, criticando as barbaridades que ocorriam na época e neste encontro podemos perceber que muitas coisas abordadas por ele são atuais”.

Stanislaw Ponte Preta iniciou sua carreira no fim da década de 40, quando começou a participar do Jornal Última Hora, do Diário Carioca, Tribuna da Imprensa, revista Manchete e revista Sombra. Ele é autor de crônicas humorísticas extremamente bem sacadas e de crônicas líricas reunidas na obra “A Casa Demolida”. Publicou, também, “Tia Zulmira e Eu”, “Primo Altamirando e Elas” e “FEBEAPÁ – Festival de Besteiras Que Assola o País”, uma série de crônicas ácidas sobre a situação política e social do Brasil nos anos de 1960, em plena ditadura militar.

Promovidos todas às quintas-feiras o projeto tem o objetivo de apresentar às pessoas com mais de 12 anos de idade temas ligados à mitologia e às artes, seus símbolos e a sua relação com o passado e o presente.

A Biblioteca Infantil fica na Rua da Penha, 673, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3231.5723.