Um mês após lançamento, aplicativo do Procon Sorocaba tem quase mil downloads
Por: Marcelo Andrade
Foto: Felipe Pinheiro
A nota média do App para Android está em 4,9 na data de hoje, sendo que a nota máxima possível é cinco
Após um mês do lançamento do aplicativo do Procon Sorocaba, a ferramenta já conta com quase 1000 downloads das lojas oficiais da Google Play e App Store. O aplicativo foi uma importante ferramenta nas mãos dos consumidores sorocabanos desde o seu lançamento, no dia 24 de abril. Na época, ocorria a greve dos caminhoneiros, ocasião em que os usuários puderam denunciar abusos referentes a reajustes nos preços de combustíveis ou do comércio em geral, avaliados como abusivos, de maneira rápida e eficaz. Até o momento, completados os trinta dias do lançamento, o Procon recebeu denúncias 66 advindas do App.
A avaliação dos usuários também foi bastante positiva. A nota média do App para Android está em 4,9 na data de hoje, sendo que a nota máxima possível é cinco. Vale destacar a importância do uso do App pelos consumidores como medida de proteção a seus interesses e por um mercado saudável.
“Práticas abusivas não lesionam apenas aos consumidores diretamente atingidos, mas também os fornecedores que seguem as regras e atendem às normas, pois estes acabam por enfrentar uma concorrência injusta de quem burla a legislação para obter vantagem indevida.” comenta o Superintendente do Procon, Laerte Molleta.
Eficiente e sem custo
Desenvolvido a partir de uma parceria entre a faculdade Esamc e o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), sem nenhum custo para o Procon e a Prefeitura, o aplicativo é gratuito e traz orientações completas aos usuários, mapas dos locais de atendimento, horários, acesso ao Código de Defesa do Consumidor e um serviço de denúncias on-line inédito na região.
“Num simples toque, os consumidores podem denunciar qualquer irregularidade nos estabelecimentos comerciais em segundos, usando seu tablet ou celular. Isso significa muito mais agilidade para ele e para nós, que imediatamente poderemos averiguar e adiantar as medidas possíveis”, explica o superintendente do Procon Sorocaba, Laerte Molleta.
Tags:gabinete
