Mostra homenageia os 361 anos de fundação da cidade
A população sorocabana tem somente até a próxima segunda-feira (31) para conferir gratuitamente a exposição “Sorocaba em Mim”, do Coletivo Gamabá, na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”. Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a mostra integra a programação de aniversário de Sorocaba.
A exposição conta com diversas obras de diferentes linguagens dos artistas Ana Esmeralda dos Santos da Silva, Dimas Fernando Glauzer, Laudicéia Nascimento, Luiz Terra, Beatriz Ferrão, João Tortello, Juliana Franco da Rocha, Laís Fernanda Alexandre e Bianca Yoshiko Sumida.
“Sorocaba em Mim” mostra a poética pessoal de cada artista do coletivo, o seu olhar sobre a cidade e as diversas possibilidades oferecidas por ela e colocadas em um ponto no qual as obras se ramificam alcançando também a esfera educacional, impulsionando a questão da arte como forma de resistência e reavivamento cultural.
No saguão da Biblioteca Municipal, os visitantes podem ver, por exemplo, uma série de trabalhos da artista plástica Juliana Franco, intitulada “Criança Carbono”, que utiliza roupas com frases bordadas e outros objetos do cotidiano, como cigarro, espelho, tesoura, e poesia.
Quem for ao local ainda poderá conferir uma série de desenhos do artista Dimas Glauzer, como “Baile Perfumado – Músicos”, “Baile Perfumado – A Dança” e “Baile Perfumado – Vaidade”.
Já a artista Ana Esmeralda criou a série “Peixes”, com desenhos de algumas espécies que habitam o rio Sorocaba, como lambari, curimbatá, cará e tabarana, feita também em xilogravura.
Outros trabalhos que integram a mostra são réplicas do totem “Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo”, com frases como “Sorocaba é dos que amam como se não houvesse amanhã”, e monóculos com imagens fotográficas de placas de “rua sem saída”.
Gamabá é um coletivo de artistas e experimentadores de Sorocaba, fundado em maio deste ano com o objetivo de, por meio da diversidade de linguagens e formas artísticas, realizar produções de cunho psicológico, sensorial, emocional, histórico-social, físico e de outras possibilidades que possam nascer e dar continuidade ao florescer de novas ideias.
A exposição poderá ser conferida até segunda-feira, das 8h às 16h50, sendo que no sábado o público pode visitar a mostra das 10h às 16h50.
A Biblioteca Municipal está localizada na rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (15) 3228.1955.