Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/ubss-realizam-vacinacao-domiciliar-contra-a-gripe-aos-acamados/
Acessado em: 19/01/2026 - 01h21

UBSs realizam vacinação domiciliar contra a gripe aos acamados

Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Zaqueu Proença - zbueno@sorocaba.sp.gov.br

Cada Unidade Básica de Saúde (UBSs) montou seu próprio esquema e está vacinando contra a gripe os pacientes acamados que residem em suas respectivas áreas de atuação. Até semana passada, 1.103 pacientes estavam cadastrados para receber esse atendimento em domicílio. O prazo final de adesão terminou nesta quinta-feira (5). A iniciativa é voltada tanto aos acamados assistidos pelo Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), da Secretaria da Saúde (SES), bem como àqueles que não contam com esse serviço. A ação prosseguirá até o dia 20 de maio, prazo previsto para encerramento da Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza.

Os munícipes atendidos pelo SAD e que estão vinculados às ações de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da SES têm recebido a dose contra a gripe durante as visitas de rotina promovidas pelas equipes do programa. Para os demais, cada unidade tem feito o agendamento da visita de forma a não prejudicar os demais trabalhos nas unidades. “Além dos acamados, atendemos em domicílio aquelas pessoas que têm problema de locomoção ou algum outro tipo de dificuldade de chegar até a UBS”, explica a enfermeira Gabriela Naomi Yonaha.

É o caso de Pedro de Alcântara Filho, 48 anos, morador do Parque Vitória Régia e que desde o ano passado está em tratamento devido a um câncer na laringe, e tem dificuldade de se locomover. “Quando preciso ir ao hospital ou outro local, dependo de parentes. É muito bom o atendimento em casa”, destacou ele, que nesta quinta-feira (5) recebeu a visita de uma equipe da UBS Ulisses Guimarães, para ser imunizado contra a gripe. No dia anterior, quem passou pela residência dele foi a médica da referida unidade.

Quem teve sorte foi a vizinha dele, Odila Denadai Hotero, 72 anos, que aproveitou a presença da enfermeira da UBS para também tomar a vacina. “Estou no grupo de risco da doença e não consegui ainda ir ao posto, pois tenho um problema na perna. Costumo também receber as visitas das equipes de Saúde da Família. É uma facilidade e tanto”, revela. “Somente ontem (4), foram vacinadas em domicílio cerca de 30 pessoas ligadas à UBS Ulisses Guimarães”, complementa a enfermeira Gabriela.

Sem cadastro

Segundo a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) da SES, Renata Guida Caldeira, o objetivo do cadastramento prévio era levantar a demanda e, a partir disso, definir a forma de atendimento. “O importante é que todo o público-alvo da campanha tome a vacina. Se o acamado não fez o cadastro, basta que um familiar procure pelo atendimento na UBS mais próxima, para formalizar o pedido”, frisa.

Nesta sexta-feira (6), a unidade de saúde da Vila Sabiá é uma das que programaram vacinação por equipe volante, assim como para sábado (7), a UBS Wanel Ville, cita o coordenador de Regionais da SES, Fábio Venning. “A vacinação por meio de equipe volante tem ocorrido diariamente desde o último sábado (30/04), quando a campanha nacional teve início”, lembra. Madalena de Oliveira Silva, 101, anos, foi uma das acamadas que receberam vacina logo no primeiro dia. “É uma facilidade e tanto para ela, como para nós familiares”, enfatiza Neusa Lourdiana Santos, 60 anos, mãe de Madalena.

Atualmente, são 850 pacientes em acompanhamento pelo SAD, sendo que a equipe realiza em média 1.200 visitas domiciliares por mês. Elas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O paciente recebe atenção médica, de enfermeiro, técnico de enfermagem, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, assistente social e psicólogo, de acordo com a necessidade de cada caso, explica a coordenadora de Atenção Domiciliar da SES, Eliane Aparecida dos Santos.

A Campanha

A meta da DVE/SES com a campanha de vacinação contra gripe é imunizar 80% dos 168 mil munícipes que compõem os chamados grupos de risco – aquelas pessoas com maior risco de internação e até óbito, decorrentes de complicações em caso de contágio pela gripe.

Esse grupo é composto por profissionais de saúde de hospitais públicos e privados, crianças maiores de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, Puérperas (até 45 dias após o parto) e idosos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, detentos e funcionários do sistema prisional, além de jovens (de 12 a 21 anos de idade) sob medidas socioeducativas.

Até as 17h do último sábado (30) houve a aplicação de 36.639 doses em Sorocaba, conforme última prévia divulgada pela DVE/SES. Neste ano, a vacina contra a gripe protege a população contra os vírus A/California (H1N1), A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane.