UBSs realizam ações de aleitamento materno em alusão ao Agosto Dourado
Por: Bruna Barreto (Programa de Estágio) - Supervisão Marcelo de Almeida Júnior
A Secretaria da Saúde (SES) realizou durante este mês ações e atividades alusivas ao Agosto Dourado através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A campanha tem o intuito de intensificar a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.
Na UBS Habiteto foram realizadas duas atividades especiais, uma no projeto “Gerações” e um evento que reforçou a importância e benefícios do aleitamento exclusivo. Além de incentivar e empoderar todas as mães que estavam participando, a fim de encorajar e estimular o aleitamento materno.
Através destas atividades foi possível compartilhar experiências e histórias, tornando estas ações em um dia especial e de muito conhecimento. Para agradecer a colaboração de todos que estavam participando, foram ofertados brindes, comes e bebes, e uma apresentação de cordel ao som de violino.
O projeto contou com a participação de todos da comunidade local, funcionários, residentes, preceptores, coordenação e do grupo de estagiários de enfermagem da faculdade Anhanguera. Tendo a colaboração da equipe para a organização, decoração e apresentação do tema.
Para a coordenadora da UBS Habiteto, Ângela Feitosa, o trabalho de prevenção e promoção à saúde deve ser feito em coletivo na sociedade. “A ação de educação em saúde é fundamental, para que a vivência do aleitamento materno seja uma prática constante e promotora de benefícios para mães e filhos. Aliás, a amamentação traz uma conexão incrível, colaborando na troca de amor e carinho que é algo tão importante entre a mãe e o bebê”, ressalta Ângela.
Na UBS Márcia Mendes aconteceu uma ação especial para os pais com orientações para cuidados com o recém-nascido que promoveu a importância e os benefícios da amamentação. Já na UBS Carandá as atividades tiveram o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a relevância da amamentação tanto para o bebê quanto para a mãe, além de dicas das melhores posições para amamentar.
No grupo de gestantes da UBS Jardim Simus, as orientações foram reforçadas através de cartazes e imagens informativas. A unidade fez uma roda de conversa com mulheres em diferentes fases da maternidade, possibilitando a troca de experiências e o esclarecimento de dúvidas.
Tags:Saúde
