UBSs intensificam ações para combater o suicídio

Por: Marcelo Almeida Jr

Com o objetivo de promover a prevenção ao suicídio, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), aderiu à Campanha Setembro Amarelo. Por isso mesmo, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) intensificam ações para combater esse mal, além de conscientizar e sensibilizar a população sobre o tema.

No próximo dia 10, das 11h às 17h, a UBS Laranjeiras realizará uma roda de conversa com os servidores para abordar sobre a prevenção do suicídio. No acolhimento de enfermagem, as pessoas com problemas psicológicos serão priorizadas. Já no dia 12 de setembro a unidade, por meio de estagiários da área da saúde, fará uma orientação na sala de espera alertando sobre sintomas de depressão e problemas psicológicos.

Na UBS Laranjeiras um convite intitulado ‘Descubra quem é a pessoa mais importante de sua vida’, tem a intenção de provocar nos usuários um olhar mais atento para si. Isso, porque ao levantar a “cortina” que cobre o espelho, a pessoa depara com a própria imagem. De acordo com a coordenadora da unidade, Gabriela Aires, a intenção é buscar uma maior consciência sobre a valorização da vida. “Foi uma ideia de promover uma maneira lúdica para que os pacientes reflitam sobre o tema e de alguma forma o nosso trabalho evite o suicídio na sociedade”, explica.

Nesta sexta-feira (6), na unidade Ulisses Guimarães, ocorre uma capacitação sobre suicídio com as agentes comunitárias de saúde e com pacientes presentes na UBS. Já as UBSs Hortência e Brigadeiro Tobias colocaram em exposição cartazes informativos e motivacionais no ambiente interno das unidades.

No dia 11 de setembro, das 13 às 16h, a UBS Escola organizará uma orientação na sala de espera da unidade tratando da prevenção ao suicídio. Também será feita uma roda de conversa com gestantes sobre saúde mental na gestação e pós-parto. A ação terá o apoio do curso de psicologia da UNIP (Universidade Paulista).

A UBS Carandá, no dia 19 de setembro, fará uma roda de conversa para discutir sobre o tema. A unidade estará decorada com bexigas e frases motivacionais.

Número de suicídios em Sorocaba

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, Sorocaba registra neste ano, até o momento, 20 casos de suicídios; sendo 16 homens e quatro mulheres. A faixa etária com maior número de mortes foi a de 30 a 39 anos, totalizando sete casos.

Já no ano inteiro de 2018, os suicídios totalizaram 42 casos. Foram 33 homens e nove mulheres. A faixa etária predominante foi a de 20 a 29 anos, com 12 casos.

Tags: