UBSs cultivam 59 espécies de plantas em Sorocaba
Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br
Promoção e prevenção da saúde são os principais objetivos de uma cidade. Atualmente, Sorocaba possui 10 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que cultivam 59 espécies de plantas, sendo a maioria de uso medicinal, e 12 unidades ficam encarregadas de distribuírem os frutos e mudas aos pacientes. As hortas incentivam o uso racional das plantas medicinais, reflexão nos profissionais de saúde e participação social.
As UBSs que possuem hortas são: Nova Sorocaba, Habiteto, Ulisses, Éden, Escola, Haro, Cerrado, Simus, Carandá e Rodrigo. As unidades do Laranjeiras e Paineiras não contam com o cultivo, mas colaboram na distribuição de mudas de ervas medicinais.
Além da dispensação das plantas, os profissionais da saúde explicam a importância e uso de cada erva, além de distribuírem as plantas às pessoas que passam pela unidade. De acordo com a SES, o projeto ajuda a estimular o autocuidado e consolidar as hortas das unidades como espaços de integração entre comunidade e equipe de saúde.
Das 59 plantas cultivadas, cinco se destacam por serem as mais populares no Brasil: babosa, camomila, guaco, boldo e gengibre. Essas plantas auxiliam em diversos problemas de saúde como feridas, queimaduras e inflamações na pele, rouquidão e problemas na garganta, problemas digestivos, azia e indigestão, vias respiratórias obstruídas e estados gripais, ansiedade e insônia.
Segundo a secretária da Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, a intenção é que todas as 32 UBSs contem com hortas comunitárias na cidade. “O fortalecimento da Atenção Básica não se resume apenas no aumento de profissionais da rede pública de saúde, mas em projetos que promovam a previnam a saúde de cada cidadão de forma humanizada e comunitária”, ressalta a titular da pasta.
“Esta integração é um novo olhar para as práticas de saúde e as relações construídas entre profissionais e comunidade”, destaca a enfermeira e supervisora de saúde, Renata Oliveira. Segundo a profissional, as hortas contemplam a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, preconizada pelo Ministério da Saúde.
Para os interessados em adquirir mudas ou participar dos cuidados no cultivo, a SES pede para que procurem uma das UBSs contempladas para mais informações a respeito da distribuição.
Fitoterápicos nas UBSs
Poucos sabem, mas as 32 UBSs possuem fitoterápicos em suas farmácias. Atualmente, Sorocaba conta com xarope de guaco, espinheira santa em cápsula e sachês em pó. Esses medicamentos fazem parte da Política e do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, que propõe a ampliação das opções terapêuticas e melhoria da atenção à saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Tags:Saúde
