UBS Vitória Régia realiza passeata contra o Aedes pelas ruas do bairro

Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

Se a ideia era chamar a atenção da comunidade, surtiu efeito a passeata realizada nesta quarta-feira (17) pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vitória Régia, pelas ruas do bairro. O objetivo foi alertar a população quanto à necessidade de se combater o mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, chikungunya e zika. Cerca de 40 pessoas participaram do ato que contou com carro de som e até personagens caracterizados, como o mosquito Aedes e a morte, além de um cortejo simbólico, com caixão de mentira.

“Chamar a atenção é o primeiro passo. Isso conseguimos. O segundo, a partir desta iniciativa, é mobilizar a sociedade para que todo mundo adote as medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito e o aumento de casos dessas doenças”, destaca Joanna de Angelis, coordenadora da unidade de saúde. A passeata saiu da UBS e durou cerca de 50 minutos e teve distribuição de panfletos com conteúdo educativo, feita, sobretudo, por agentes de saúde comunitária e integrantes do grupo de caminhada da UBS Vitória Régia.

“Qualquer iniciativa para alertar as pessoas nesse sentido é válida. Tem que fazer, mesmo, porque funciona”, comenta o comerciante Reginaldo Aparecido da Silva, 39 anos, que saiu na rua para apoiar o movimento, após ouvir os gritos de guerra entoados pelo grupo da passeata. “Embora a situação da dengue este ano esteja bem melhor que em 2015, ainda tem muita gente que não tem acesso às informações ou teima em não colaborar com a campanha de prevenção. Toda ação de conscientização vale a pena”, completa.

Aposentada há dois anos, a enfermeira Claudete de Fátima Duarte, 64 anos, mora no Parque Vitória Régia e atuou na UBS do bairro. Fez questão de participar do ato: “Este é o meu bairro e todos devemos estar na luta contra o Aedes. É questão de saúde preventiva em primeiro lugar. Precisamos contagiar a todos com essa nossa motivação”, enfatizou.

Segundo a Secretaria da Saúde (SES), cada UBS tem realizado eventos pontuais contra o Aedes e o trabalho realizado pela Unidade da Vitória Régia é tido como exemplo. Além da passeata, na última sexta-feira (12), um grupo de agentes comunitárias de saúde fez a remoção de criadouros de uma área verde na região do Jardim Bonsucesso. Foi retirado o equivalente a oito sacos de materiais inservíveis. A UBS Vitória Régia conta com cinco equipes de agentes que, diariamente, realizam visitas de casa em casa nas respectivas áreas do bairro para orientar a população. “Todas essas ações vão prosseguir e ainda já programamos uma nova passeata para março”, adianta a coordenadora dessa UBS.

Vendedora de produtos de limpeza e moradora do bairro, Marli Lima Ferreira, 60 anos, teve dengue no ano passado e não recomenda para ninguém. “Fiquei 15 dias de cama, até pensei que não ia conseguir me alimentar da forma como era antes.” Porém, revela que ainda tem medo da doença: “Faço a minha parte e mantenho a casa limpinha, mas de nada adianta se os outros moradores não fizerem a mesma coisa. Nesse sentido, quanto mais passeatas ou outro tipo de ação educativa, melhor”.

Tags:, , ,