Através de um jogo didático ‘Quiz Aedes aegypti’, alunos da escola E.E “Sarah Salvestro” aprenderam e se conscientizaram sobre as arboviroses, como a dengue, a zika, chikungunya e a febre amarela. A Secretaria da Saúde (SES), por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vitória Régia, realizou ações educativas nesta segunda-feira (26) para 65 alunos, abordando temas sobre o ciclo do mosquito, sinais e sintomas, e a importância do uso de repelentes.
Para falar sobre as arboviroses de um modo divertido, os agentes comunitários de Saúde (ACS) da unidade realizaram um quiz com diversas perguntas, a fim de passar conhecimento e esclarecer dúvidas. A ação através de jogos educativos, permite que os alunos despertem o olhar para a prevenção, e precauções com o mosquito.
Outra atividade realizada na escola foi uma roda de conversa, idealizada e conduzida pela enfermeira Silvia Janolla e a assistente social, Jaqueline Maldonado. O tema principal foi sobre a “Cultura da Paz”, ajudando a promover a igualdade e melhoria das condições e dos modos de viver, visando e ampliando a saúde individual e coletiva.
Novas ações serão efetuadas na escola, com a parceria do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) com o intuito de orientar e prevenir sobre as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). As atividades acontecerão no dia 16 de setembro, das 19h às 22h, e no dia 9 de novembro, das 8h às 17h. A ação terá o objetivo de alertar os adolescentes sobre a sífilis e o HIV, e para o risco de propagação de outras ISTs, como HPV, herpes genital, gonorreia e hepatites. A escola fica localizada na Rua José Martinez Peres, 701, Parque Vitória Régia.