UBS Fiori realiza 6º encontro de Constelação Familiar
Por: Vander Deziderio (Programa de Estágio) - Supervisão Marcelo de Almeida Júnior
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Fiori realizou na última terça-feira (26) o 6º encontro do grupo de terapia Constelação Familiar Sistêmica, método que atualmente tem sido amplamente utilizado nas áreas da saúde, familiar, jurídica, educacional e organizacional, na qual o foco é ajudar as pessoas a solucionar conflitos e problemas internos e externos que impedem elas de atingir suas metas. Os encontros acontecem a cada 15 dias na unidade, das 13h às 17h e está aberta para a população geral.
A enfermeira Ana Paula Ramos junto com a psicóloga Sandra Marques Parra, facilitadoras dos encontros, explicam que a constelação é um método que busca identificar padrões de comportamentos que geram conflitos e que podem ocasionar bloqueios e desarmonias ao longo da vida. “Através dos encontros, nosso objetivo é identificar a raiz da motivação para os conflitos, que pode estar oculto no subconsciente do paciente, e através do nosso auxílio, ajudar essas pessoas a se libertar desses problemas”, ressalta a enfermeira.
A auxiliar de administração da UBS Paineiras, Bruna Mara Caruso, estava representando a unidade com o objetivo de conhecer a constelação e levar a experiência adquirida para o seu local de trabalho. “Hoje tive o privilégio de participar desse encontro e conhecer mais sobre a constelação familiar. Sou muito grata pela oportunidade, saio daqui me sentindo muito bem e espero conseguir levar esse trabalho para a UBS Paineiras para ampliar esse trabalho na rede”, comenta.
A Constelação Familiar faz parte das Praticas Integrativas e Complementares, sendo inclusa em março de 2018 pelo Ministério da Saúde juntamente a mais nove práticas. Os encontros acontecem a cada 15 dias na UBS da Vila Fiore, das 13 às 17h e está aberta a população em geral com prévio agendamento, que pode ser realizado na UBS na qual o usuário pertence, ou na própria UBS onde é realizada a prática.
Muito mais por Sorocaba!
Tags:Saúde
