Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/ubs-cajuru-ganha-espaco-de-lazer-para-as-criancas/
Acessado em: 18/01/2026 - 15h03

UBS Cajuru ganha espaço de lazer para as crianças

Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br

As crianças que frequentam a Unidade Básica de Saúde (UBS) Cajuru ganharam um espaço de lazer, para se divertir enquanto aguardam pelo atendimento médico. O ambiente foi montado com o apoio de funcionários da unidade e da comunidade do bairro e, logo no primeiro dia de funcionamento, nesta sexta-feira (11), atendeu às expectativas, atraindo a atenção da garotada.

A grande maioria dos objetos foi confeccionada pelos próprios funcionários da UBS, a partir de materiais recicláveis. Duas latas de massa corrida foram transformadas em assentos. Já as de leite em pó viraram porta-lápis, giz e caneta, enquanto caixotes de madeira, inicialmente usados para acondicionar produtos hortifrútis em estabelecimentos no bairro, foram pintadas e agora servem para guardar livros infantis, brinquedos e outros materiais que estão à disposição das crianças.

“Nesse conjunto usado para as crianças fazerem as atividades, as cadeiras de madeira foram feitas por um paciente da unidade. As tintas e demais materiais compramos a partir da renda obtida num bazar de produtos, realizado em dezembro do ano passado”, conta a coordenadora da UBS Cajuru, Ana Paula Diegues. Parede ilustrada e tapetes coloridos completam o cenário.

Nesta sexta-feira, as crianças que chegavam à UBS Cajuru ainda ganhavam pipoca e bexiga. Mas, ao se deparar com o novo espaço, Crislane Corrêa da Silva, 9 anos, não demorou para pegar uma boneca. Depois, resolveu desenhar. “Antes não tinha nada para fazer. Agora ficou bem legal”, disse enquanto terminava de colorir em amarelo e azul o desenho de um Minion, personagem do filme Meu Malvado Favorito”.

Os pais

Engana-se quem pensa que o novo espaço alegra somente às crianças. Os pais também elogiaram a iniciativa. “Assim a gente não precisa ficar correndo e gritando atrás delas dentro do posto de saúde que, normalmente, não param quietas. Agora elas têm um passatempo”, frisa a cabeleireira Camila Barbosa da Silva, 21 anos, enquanto a filha Sofia, 2 anos, fazia sons numa flauta de brinquedo, e o caçula Enzo, de 10 meses de idade, divertia-se com uma bexiga.

Já Eliane Custódio, 28 anos, levou o filho Miguel à UBS pois ele estava com febre. O menino nem bem chegou e pegou pipoca e um dinossauro de brinquedo. Logo foi chamado para a consulta médica e, mesmo assim, não largou dos atrativos. Terminado o atendimento, voltou a brincar. “Não queria deixar lugar e o jeito foi convencê-lo que voltaria depois do médico. É uma ótima iniciativa, assim as crianças ficam entretidas”, apontou Eliane.

Natali França era uma das agentes comunitárias de saúde do bairro que estavam no local para proporcionar brincadeiras às crianças. “Aqui é uma unidade de saúde e proporcionando atividades as crianças ficam mais comportadas e não deixam suas mães atordoadas”, comentou. Segundo ela, uma ideia é colocar no local uma caixa para arrecadar doações de brinquedos, para serem utilizados no novo espaço: “Aí, trabalhamos a ideia com a criança de o que não serve para ela, serve para o outro”.

Segundo a coordenadora da unidade, o espaço de lazer das crianças foi montado estrategicamente num corredor que concentra, inclusive, os atendimentos em pediatria e a sala de vacina. “Planejamos proporcionar, toda sexta-feira, uma contação de histórias com a ajuda de uma pedagoga que é agente comunitária aqui na unidade, exatamente como ocorreu neste lançamento. A intenção é melhorar cada vez mais esse espaço”, garantiu.

Foto: Eduardo Santinon Foto: Eduardo Santinon Foto: Eduardo Santinon Foto: Eduardo Santinon Foto: Eduardo Santinon Foto: Eduardo Santinon Foto: Eduardo Santinon Foto: Eduardo Santinon Foto: Eduardo Santinon