A Secretaria da Saúde (SES), por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Brigadeiro Tobias, realizou na última terça-feira (25) uma palestra sobre os riscos e consequências do uso de drogas lícitas e ilícitas para dez crianças da Pastoral do Menor. A ação foi coordenada pela enfermeira Gissele Aparecida Rosa, pela coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas ( CAPS AD III) “Saca Só”, Maria Madalena Sudário e o agente social Luiz Antônio Lima.
O objetivo dessa ação visa a conscientização e combate ao uso de drogas lícitas e ilícitas. Através de uma roda de conversa foi possível debater mais sobre o assunto, e responder as dúvidas que foram surgindo sobre o tema. Essa dinâmica ajuda na reflexão, exposição de ideias e no compartilhamento de experiências, contando com a colaboração dos profissionais para o esclarecimento correto de cada questionamento feito pelos adolescentes.
Segundo a coordenadora da UBS, Fabiana Baptista, esta ação contribuiu para que todos tenham ciência sobre o tema, e que consigam distinguir quais as diferenças de droga lícita e droga ilícita, que saibam quais as principais características e as doenças causadas pelo uso contínuo das drogas ilícitas.
De acordo com a enfermeira e chefe de Divisão da Área Leste, Karin Cristina de Camargo Oliveira, todos podem participar. “Não há competição de certo ou errado, e sim, a melhor forma de conviver e enfrentar as diversas situações que possam acontecer com estes adolescentes”, comenta.
Muito mais por Sorocaba!