Turma do Time do Emprego já tem 56% dos participantes empregados
Havia pouco mais de um ano que Graziela Andriolli Valencio, moradora do Jardim Nápoles, buscava, sem sucesso, uma colocação no mercado de trabalho. Após participação no projeto “Time do Emprego”, cuja turma encerrou treinamento na semana passada, ela foi contratada para trabalhar no setor administrativo de uma entidade local.
Graziela faz parte da estatística positiva do programa “Time do Emprego”, que é realizado pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Sorocaba. A média de participantes que conseguem inserção ou recolocação no mercado de trabalho após frequentar os encontros fica entre 55% e 65%. “Foi muito importante a ajuda que tive para conseguir o trabalho. Me ensinam a falar, a como me vestir e o que escrever durante as seleções. Tudo que ensinam acontece no dia a dia, na hora da entrevista”, revelou.
Do total de noventa participantes (três turmas) que iniciaram o programa nos dias 9, 10 e 11 de setembro deste ano, dezenove pessoas desistiram já no primeiro encontro. Os demais seguiram participando dos encontros semanais e quarenta deles conseguiram emprego durante ou logo após o encerramento, com taxa de empregabilidade de 56%.
Outra que teve sucesso na recolocação no mercado de trabalho foi Kênia Alberto Gomes, de 44 anos. A moradora do Jardim Rosália Alcolea também participou dos encontros do “Time do Emprego” desde o início e, há cerca de vinte dias, conseguiu emprego em Sorocaba depois de um bom tempo.
A última capacitação do Time do Emprego no PAT contou com três turmas em dias diferentes. A série de dez encontros começou nos dias 9, 10 e 11 de setembro e foi encerrada no dia 11 de novembro. O programa consiste na realização de dez encontros – um por semana- que têm por objetivo orientar e preparar o trabalhador na busca por um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificações profissionais.
Cada encontro dura, em média, três horas (14h às 17h) e na aula inicial os facilitadores apresentaram aos participantes todo o material didático com o qual trabalharão até o final da capacitação: bolsa, manual do participante, caderno de exercícios, caderno de anotações e caderno do time. Durante as aulas, os trabalhadores aprendem sobre a arte de se apresentar, habilidades do cotidiano, elaboração de um currículo atraente, técnicas de procura de emprego, entre outros temas.
O Time do Emprego é realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), em parceria com Governo do Estado, via Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho (Sert). O conceito de trabalho é baseado num programa canadense que utiliza a metodologia Canadian Steel Trade and Employment Congress (CSTEC), que a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho adaptou do Projeto de Cooperação Técnica Brasil-Canadá de Transferência de Tecnologia para Desenvolvimento de Recursos Humanos no Estado de São Paulo, realizado pela Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional (ACDI) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).
O PAT fica na Rua Coronel Cavalheiros, 353, próximo ao Terminal São Paulo.
Tags:Desenvolvimento Econômico, Time do Emprego
