Trupe Caçadores de Tatu realiza mais um Encontro Pantaleônico
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Encontros são jogos de pesquisa em torno do personagem Pantalone
Neste sábado (dia 5), das 15h às 17h, a Trupe Caçadores de Tatu fará mais uma edição dos “Encontros Pantaleônicos: Estudos sobre o ator, máscara e jogo de cena”, no Barracão Cultural. O evento é realizado em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio do Núcleo de Formação Cultural da Secretaria da Cultura (Secult), e é aberto ao público.
Nos ensaios de pesquisa são realizados ritos de improvisação entre a Trupe e seu público, na verticalização da pesquisa da personagem Pantaleone e seu lacaio. Os membros do grupo e alguns convidados realizam uma série de exercícios de pesquisa e cenas em torno das relações de subjugação do Pantaleone com seu lacaio, da utilização da máscara da Dell’Art e de jogos teatrais.
Figura central na pesquisa da Trupe desde 2011, Pantaleone é o anti-héroi que representa tudo aquilo que a trupe não acredita: a representação da hierarquia piramidal, do patrão, a babilônia, o imperador, a sociedade que domina e o senhor feudal, que ao mesmo tempo carrega toda a ironia que sentimos a vivenciar esta oposição.
As cenas ocorrerão até o dia 26 de setembro. São oferecidas 25 vagas, que serão preenchidas por ordem de chegada. O Barracão Cultural está localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 310, no Centro.
FICHA TÉCNICA:
Atores-pesquisadores: Caana Paiffer, Dener Mota, Gladson Reis e Márcio Moraes
Preparadora Corporal: Diana Oliveira
Figurinista-fiandeira: Isa Santos
Fotografia: Adriano Sobral Fotografia e Matheus Severino
Apoio Técnico: Guilherme Miralha
Tags:Cultura
