Tropeada vinda de Itararé chegou a Sorocaba na tarde deste sábado
Pelo menos 160 muladeiros e cavaleiros formaram a comitiva que percorreu, na tarde deste sábado (30), a rota tropeira sorocabana durante o percurso de acesso ao poso local da 10ª edição da Tropeada Itararé-Sorocaba.
O grupo, composto por homens e mulheres de doze cidades da região, saiu de Itararé no último dia 20 para terminar seu roteiro participando das comemorações da 48ª Semana do Tropeiro de Sorocaba. Nos 444 quilômetros de trecho, homens e animais visitaram Bom Sucesso do Itararé, Itapeva, Taquarivaí, Capão Bonito, São Miguel Arcanjo, Sarapuí, Pilar do Sul, Salto de Pirapora e Votorantim.
A entrada em Sorocaba aconteceu por volta das 14h, quando a tropa seguiu pela avenida Luis Mendes de Almeida, parando no Largo do Divino para receber a benção do padre João Dias. “Hoje vocês comparecem aqui, no mesmo lugar onde há séculos as tropas paravam buscando receber as bênçãos após tanto tempo na estrada, e isso tem um valor inestimável que revive a história de Sorocaba e da região”, comentou o clérigo.
Em sua saudação aos tropeiros, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio agradeceu o esforço, a dedicação e a perseverança no resgate e manutenção das tradições da cidade. Disse que são ações deste tipo que contam a história que fazem da cultura da região um espaço rico, de importantes elementos da identidade interiorana. A secretária da Cultura, Jaqueline Gomes da Silva, também agradeceu a parceria com o grupo e reiterou que este é um movimento de valorização das raízes sorocabanas.
Após percorrer as ruas e avenidas da cidade, o grupo se instalou no Recinto de Exposições Pedro Marcelo Santos, no Jardim Iporanga.
Na manhã deste domingo, a partir das 8h, a comitiva se reúne no Parque Natural Chico Mendes para o Desfile Tropeiro. Segundo o presidente da Associação Intermunicipal Caminho Paulista das Tropas, Antônio de Fazio Neto, é esperada a participação de pelo menos mais duzentos cavaleiros e charreteiros que, anualmente, prestigiam ao evento que marca o encerramento da Semana do Tropeiro.
O desfile começa às 9h e passa pela avenida Carlos Reinaldo Mendes, Rua Mário Thame, avenida Dom Aguirre e Souza Pereira. No centro da cidade passa pelas ruas 7 de Setembro, Professor Toledo, Cesário Mota e São Bento, voltando pela XV de Novembro até a avenida São Paulo. Em frente à Santa Casa, na Praça do Tropeiro, os homens recebem nova benção e seguem caminho de volta ao Parque “Chico Mendes”.