Troca de Livros integra ação da Semana Municipal do Lixo Zero

Por: Claudia Volpe – cvolpe@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Carolina Barisson

Em evento promovido pela Sema, que teve duração de uma hora nesta quinta-feira (2), foram realizadas 40 trocas

 

Em uma hora de evento, 40 trocas de livros foram feitas durante campanha de incentivo realizada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) em sua sede, nesta quinta-feira (2), no Alto da Boa Vista. A iniciativa ocorreu das 10h às 11h, como parte da Semana Municipal do Lixo Zero, em comemoração ao Dia Municipal do Lixo Zero (30 de maio).

De acordo com a servidora da área de Educação Ambiental da Sema, Carolina Barisson, o objetivo foi estimular as pessoas a fazerem a troca e darem um destino adequado aos livros que estão esquecidos em casa. “A ideia foi fazer com que a pessoa repense na hora de dar um destino a esse tipo de objeto, tão valioso e que merece, com certeza, ter uma nobre destinação”, frisa.

Qualquer pessoa pôde participar, bastaria levar um ou mais livros de literatura nacional ou estrangeira, dos mais diferentes gêneros, voltados a qualquer faixa etária. Quem esteve na Sema para conferir a campanha foi a estudante do curso de Biologia Viviane Munhoz Souza, 28 anos. Ela destacou que a importância da troca de livros propicia, inclusive, a possibilidade de adquirir novos conhecimentos.

Também estudante, Weslley Rodrigues Araújo, 20 anos, levou três livros para troca: “Herança”, do escritor norte-americano Christopher Paolini; um exemplar do livro “Animais fantásticos e onde habitam”, de J. K. Rowling; e “Laranja Mecânica”, romance de Anthony Burgess. “Acredita que os estudantes, assim como a população deveriam participar mais dessas campanhas. É muito interessante.”

Motorista da Sema, Marçal Antônio Oliveira, 46 anos, considerou a campanha importante, no sentido de a iniciativa incentivar o hábito da leitura. “Trouxe o livro ‘Amor e Sobrevivência’, do autor Dean Ornish. Estava guardado em casa e em troca vou levar o livro ‘A Serra dos Dois Meninos’, de Fraga Lima”, mencionou.

 

Horta e casa

Ainda como parte da programação da Semana Municipal do Lixo Zero, às 14h desta sexta-feira (3), ocorre uma oficina gratuita de horta, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Central. Na ocasião, a equipe da Sema levará mudas de hortelã, menta, manjericão e capim-cidreira, entre outras ervas, e ensinará os interessados a fazerem uma horta em casa, utilizando garrafa pet, pote de margarina e caixa de leite, por exemplo. Para participar, basta comparecer ao Cras, que fica na Rua Senador Feijó, 83, no Centro.

Tags:,