Tribunal de Contas orienta agentes públicos das regiões de Sorocaba
Por: Secretaria de Comunicação e Eventos
O prefeito José Crespo participou nesta segunda-feira (13), da 22ª edição do “Ciclo de Debates com Agentes Políticos”, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), aos gestores públicos municipais. O evento foi realizado no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV) e reuniu prefeitos, presidentes de câmaras e gestores da administração direta dos municípios jurisdicionados às Unidades Regionais da Corte de Contas localizadas em Sorocaba e Itapeva, totalizando 70 cidades.
O Ciclo de Debates com Agentes Políticos contou com as presenças do presidente do TCE, Renato Martins Costa, e do Procurador Geral do Ministério Público do Tribunal de Contas, Rafael Demarchi Costa, além de diretores e equipe técnica que vêm percorrendo todo o Estado de São Paulo.
Ao longo de 2018, os temas dos debates estão relacionados com transparência, controle interno, terceiro setor, acesso à informação (com foco na criação de Ouvidorias), buscando orientar prefeitos, presidentes de câmaras e demais autoridades.
O prefeito José Crespo, como anfitrião do encontro, deu boas-vindas aos representantes das cidades convidadas, ressaltando a importância do evento para esclarecer pontos importantes na prestação de contas dos municípios.
“O Tribunal tem se renovado nos últimos anos em favor dos agentes públicos municipais, na frequência, na presença com seus técnicos e prepostos juntos às prefeituras e câmaras municipais, nos orientando, fazendo interpretações do próprio Tribunal de tal maneira prevenindo problemas”, disse o prefeito.
O Procurador Geral do Ministério Público do TCE, Rafael Demarchi Costa, fez a abertura dos trabalhos do órgão, ressaltando a importância de que todos os municípios conheçam o trabalho do Tribunal de Contas.
O presidente do órgão, Renato Martins Costa, começou sua palestra destacando a importância das regiões de Sorocaba e Itapeva, reunindo 70 municípios, mais de 2,8 milhões de habitantes e um orçamento anual de mais de R$ 9 bilhões.
Renato Martins apresentou aos agentes públicos informações fundamentais para a prestação de contas, ressaltando que “o TCE está procurando se modificar em suas atividades e o evento de hoje marca justamente o caráter dessa modificação”, ressaltando que o TCE trabalhava até pouco tempo com o controle posterior. Hoje, o Tribunal mudou sua atuação dando esse suporte inicial aos municípios.
O presidente do Tribunal ainda fez referência a Fúlvio Julião Biazzi, conselheiro emérito do TCE e sorocabano de coração.
Estiveram presentes os Secretários de Mobilidade e Presidente da Urbes, Luiz Alberto Fioravante, de Comunicação e Eventos, Eloy de Oliveira, de Planejamento e Projetos, Mirian Zacareli, de Gabinete Central, Eric Vieira, da Fazenda, Marcelo Regalado, além da Ouvidora Geral do Município, Liliana de Jesus, do Corregedor da Prefeitura, Carlos Alberto Rocco Júnior, e do Controlador, Mário Mortara.
Fotos: Felipe Pinheiro
Tags:TCE
