Três prédios da Oficina do Saber passam a funcionar como creches
Por: Carol Fernandes (programa de estágio) - supervisão de Bruno Rodrigues
A iniciativa é mais um compromisso cumprido do governo José Crespo para sanar o deficit de vagas em creches no município
Os prédios das Oficinas do Saber, localizados nos bairros Jardim Montreal, Ana Paula Eleutério (Habiteto) e Jardim Rodrigo, passam a funcionar a partir deste mês como creches e vão oferecer juntas mais 400 vagas para crianças de zero a quatro anos.
As escolas de tempo integral nesses bairros passaram por uma reorganização, com objetivo de atender as crianças nove horas diárias no mesmo prédio. Esta ação é uma das prioridades do governo do prefeito José Crespo que, desde o início de seu mandato, trabalha para zerar a fila de espera de vagas em creche que em 2018 chegou a ter mais de 4 mil crianças
De acordo com a Secretaria da Educação (Sedu), os três prédios que passam a funcionar como creches vão ofertar 100 vagas no bairro Ana Paula Eleutério, 150 vagas no Jardim Rodrigo e 150 vagas no Jardim Montreal. De acordo com o prefeito José Crespo, “Esses locais escolhidos para serem os primeiros a serem atendidos seguiram o critério de um levantamento apresentado pela Sedu para diminuir o deficit de vagas”, disse. A seleção dos estudantes que serão matriculados nessas unidades atende critérios que priorizam crianças com deficiência e situação de vulnerabilidade social.
O trabalho de adaptação dos prédios foi realizado pela Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo) sob a orientação da Secretaria da Educação, que acompanhou todo o projeto de readequação dos locais. Cada unidade, terá acomodações apropriadas para receber os alunos, além da adequação nos banheiros, instalação de playground, bebedouros, lactários, segurança e pintura.
O secretário da Educação, André J. Gomes, comemora a adaptação das oficinas. “Tenho certeza de que estamos no caminho certo para diminuir a demanda reprimida nas creches. Nosso objetivo é zerar as filas em creches até o final de 2020”, disse o secretário.
Muito mais por Sorocaba!
Tags:Educação
