Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/treinamento-qualifica-profissionais-que-atuam-na-poda-de-arvores/
Acessado em: 30/11/2025 - 06h57

Treinamento qualifica profissionais que atuam na poda de árvores

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Zaqueu Proença - zbueno@sorocaba.sp.gov.br

A Prefeitura de Sorocaba e a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) realizaram na manhã desta terça-feira (dia 29), no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, um treinamento gratuito sobre “Manejo adequado da Arborização Urbana”. O curso contou com a participação de 56 pessoas, entre servidores públicos, funcionários da CPFL e de empresas terceirizadas que prestam serviço para a Prefeitura de Sorocaba, além de munícipes.

O objetivo da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) foi de qualificar os colaboradores que executam os serviços de poda de árvore em Sorocaba e demonstrar às pessoas interessadas ou que promovem este serviço de forma particular os fatores que levam à necessidade de realizar a poda, bem como a forma correta desta execução.

“Quando passo na rua e vejo uma árvore florida, bem cuidada e saudável fico muito feliz. Este curso está sendo feito para recuperar as informações de como fazer uma boa poda de árvore em nossa cidade. Fico feliz com a quantidade de funcionários participando desta qualificação. Aproveitem ao máximo”, agradeceu Clebson Ribeiro, secretário do Meio Ambiente, logo no início do treinamento.

O titular da pasta ainda comentou que a ideia é realizar mais cursos para que as pessoas que trabalham com jardinagem em Sorocaba. “Nossa ideia é atingir o maio número de profissionais, principalmente os autônomos, que em geral não têm conhecimento adequado para a realização deste serviço, para que eles possam se apresentar como podadores certificados pela Prefeitura de Sorocaba”, afirmou Clebson Ribeiro.

A poda em árvores, principalmente daquelas em áreas urbanas, é prática necessária para garantir um conjunto de árvores seguras e de aspecto visual agradável. Para a correta utilização da poda é necessário reconhecer os diferentes tipos básicos quanto ao procedimento e utilizar o que for mais recomendado para cada caso.

As árvores necessitam de cuidados, como podas de manutenção ou limpeza que visam evitar problemas futuros com galhos secos que possam cair, eliminação de focos de fungos, plantas parasitas que enfraquecem os galhos, e um dos principais motivos para fins de poda: o entrelaçamento dos galhos com a rede elétrica.

Sobre o curso

O treinamento contou com aula teórica e prática, na qual os alunos aprenderam sobre a arquitetura de copas; aspectos biológicos da árvore; morfologia da base dos galhos; reações das árvores à perda de galhos; fiação elétrica e suas diferenças; como a fiação elétrica interfere nos galhos; técnicas de corte de galhos; tipos de poda; ferramentas básicas para a poda; equipamentos e acessórios; e equipamentos de segurança.

Utilizando fotos e ilustrações, o agrônomo Alan Teixeira da Silva, da Secretaria do Meio Ambiente, destacou a importância de se conhecer a morfologia da base do galho de uma árvore para a execução de um serviço. “Esta é a base de tudo para podar uma árvore. Precisamos saber a região correta, que é logo após o colar e a crista, para que a lesão seja cicatrizada. Caso contrário, ela perde a capacidade de curar a sua lesão”, explicou.

Já o engenheiro agrônomo Cesar Scaglianti abordou os tipos de podas realizadas em área urbana, como a poda de limpeza, de redução de copa, de levantamento de copa, bem como reforçou a importância de saber os pontos corretos da árvore para realizar a poda. “A poda tem que obedecer a arquitetura da planta, caso contrário ela não será cicatrizada e vai apodrecer a árvore ao longo do tempo”, garante.

Para encerrar, os alunos tiveram uma aula prática realizando a poda de uma árvore próxima ao Jardim Botânico. O curso foi ministrado também por Aroldo Pinto, da Secretaria do Meio Ambiente, e por Helena Rennó Vianna Seburiani, João Fernando Cerejo Sanches, Renato Fabris Camargo, Fellipi de Moraes Rustici e Flávio Ferreira Camara Bacelar, da CPFL.

Os amigos Helder Antonio Frezza e Gustavo Carvalho foram os únicos munícipes que participaram do treinamento gratuito no Jardim Botânico. “Viemos aqui atrás de conhecimento, já que queremos ser empreendedores nesta área de jardinagem”, explicou Helder. “Achei incrível apenas nós dois participarmos de um curso gratuito numa cidade de seiscentos mil habitantes”, comentou.

O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” está localizado na rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.