Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/tre-lanca-o-onibus-da-biometria-em-parceria-com-a-prefeitura/
Acessado em: 20/01/2026 - 23h28

TRE lança o Ônibus da Biometria em parceria com a Prefeitura

Por: Marcelo Andrade Santos

Para intensificar o processo de cadastramento biométrico, cujo prazo termina no dia 23 de março, o Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (TRE-SP), em parceria com o Centro Paula Souza, por meio da Faculdade de Tecnologia (Fatec), e a Prefeitura de Sorocaba lançou na manhã desta terça-feira (30) o Ônibus da Biometria, que deverá auxiliar o eleitor que mora em bairros mais distantes a realizar cadastramento biométrico. É a primeira cidade do Estado a contar com esse tipo de veículo. A cerimônia de lançamento e assinatura do termo de convênio foi realizada na Fatec, no Alto da Boa Vista, e contou com a presença do presidente do TRE-SP, o desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin e da vice-prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, que na ocasião representou o prefeito José Crespo, além de juízes, secretários municipais e outras autoridades. Entre quarta-feira e sexta-feira (31 de janeiro e 1 e 2 de fevereiro), o Ônibus da Biometria estará no estacionamento do Paço Municipal, das 9h às 17h.

A vice-prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, destacou que a administração municipal no seu papel de Poder Público, deu todo o apoio logístico para a implementação do Ônibus da Biometria, como a manutenção do veículo, a cessão de motorista, além de disponibilizar toda a infraestrutura nos próprios municipais por onde ele permanecer. O veículo foi adaptado e terá dez guichês, com capacidade para atender cerca de 400 pessoas por dia. “Essa é uma importante iniciativa para a democracia envolvendo o Poder Publico Municipal, a Justiça Eleitoral e o Centro Paula Souza, por meio da Fatec. Espera-se que com essa parceria se alcance a todos os mais de os mais de 478 mil eleitores da nossa cidade até o prazo final estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral”, disse.

Ainda durante seu discurso a vice-prefeita alertou que “de nada adianta o investimento, se o eleitor não fizer a sua parte e se cadastrar”. Restando pouco tempo para o fim do prazo, no dia 23 de março, ainda restam 44% dos eleitores sorocabanos para se cadastrar pelo sistema biométrico. “Numa crise como a que estamos passando, que inclui crise econômica, crise moral e de ética, é preciso exercer o voto mais do que nunca; afinal, é por meio dele que conseguimos mudar este País”, ponderou.

Iniciativa auspiciosa

O presidente do TRE-SP, o desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin, destacou a importância da parceria, que deverá ser mais uma forma de possibilitar que as pessoas garantam o direito ao voto. “Essa iniciativa é muito auspiciosa e fruto de cooperação entre os Poderes aqui citados, que têm a responsabilidade de incentivar o exercício do voto”, disse. Seguindo a mesma linha, a juíza da 356ª Zona Eleitoral, Adriana Tayano Furukawa, lembrou que o eleitor que não aderir ao novo sistema, que será obrigatório para as eleições gerais de outubro, terá o título de eleitor cancelado. “Aqueles que não o fizerem ficam sujeitos ao cancelamento do título eleitoral, fato que traz diversos impedimentos na vida civil e impossibilita o eleitor de votar nas próximas eleições”, explicou.

Levantamento

Em Sorocaba, segundo o último levantamento divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), na quinta-feira passada, 209.644 pessoas consideradas aptas a votar ainda não tinham efetuado o cadastramento biométrico.

Além do ônibus que começou a funcionar hoje, quem precisa fazer o cadastramento biométrico também pode procurar os cartórios eleitorais, que estão com o atendimento em horário especial, das 9h às 18h. O posto especial montado no shopping Iguatemi Esplanada atende das 9h às 19h. Outra opção é o Poupatempo, que funciona entre 9h e 17h. Para o atendimento, o eleitor deve levar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência recente e título eleitoral, caso tenha.

Participaram do evento além da vice-prefeita, Jaqueline Coutinho e do presidente do TRE-SP, Carlos Eduardo Cauduro Padin, o superintendente da Fundação Centro Paula Souza, José Carlos Gomes, que na ocasião representou o governador Geraldo Alckmin; juiz de Direito do Fórum de Sorocaba, Hugo Maranzano; juíza da 356ª Zona Eleitoral, Adriana Tayano Furukawa; Carlos Alberto Maluf, juiz da 137 ZE; Leonardo Widmann, juiz da 343 ZE; Mário Gaiara Neto, juiz da 271 ZE; Glaucia Cyrillo Pereira, juíza da 342 ZE; professor Dr. Luiz Carlos Rosa, diretor da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba; Luiz Carlos Franchim, secretário de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes; Suélei Gonçalves, secretária da Cidadania e Participação Popular; Cláudio Cristiano de Abreu Corrêa, diretor-geral do TRE-SP; Hélio Villaça Furukawa, juiz de Direito e diretor do Fórum de Itu; Daniel Augusto Scadini, diretor da Secretaria da Fazenda de São Paulo; Armando José Raszl, diretor da ETEC Rubens de Faria e Souza; subcomandante da GCM de Sorocaba, Alexandre Vieira.

Veja abaixo os documentos necessários para fazer o cadastramento biométrico:

1) Comprovante de endereço em nome do eleitor: contas de água, luz, telefone, celular, bancárias etc., desde que contenha nome e endereço e seja recente (com menos de três meses).

2) Um dos documentos de identificação abaixo:

RG original ou
Carteira de Trabalho e Previdência Social ou
carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal (OAB, CRM, CREA, etc) ou
certidão de nascimento ou
certidão de casamento.

ATENÇÃO: Não será aceita a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para o primeiro título por não conter nacionalidade/naturalidade. O passaporte somente será aceito se for o modelo que contenha também a filiação. Todo documento apresentado deve conter nome atual e sem abreviaturas (inclusive de filiação), caso contrário, deverá ser apresentado documento complementar que contenha o nome completo.
3) Comprovante de quitação do serviço militar (homens com idade entre 18 e 45 anos) para o primeiro título.
4) Título de eleitor e comprovantes de votação, se tiver;