Trabalhos avançam no local do rompimento da adutora
Por: Carlos Lara - imprensa@saaesorocaba.sp.gov.br
Foto: Zaqueu Proença
Depois de atravessar todo o dia de ontem, a noite e a madrugada, as intervenções, visando a recuperação da adutora de 800 milímetros de diâmetro que se rompeu, seguiram também durante toda esta quinta-feira (02/02) com equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), da Secretaria de Conservação, Serviços e Obras e da empresa Engecall Engenharia trabalhando no local.
De acordo com o diretor-geral da autarquia, Ronald Pereira da Silva, o trabalho avançará novamente por esta noite e a madrugada, e assim continuará até que o trabalho seja finalizado e a adutora volte a receber água e enviar até a ETA Cerrado para o tratamento e distribuição.
Nesta quinta-feira, o trabalho continuou concentrado na abertura e pavimentação do acesso de 350 metros de extensão até o local do acidente, visto que se trata de uma mata, por onde entrarão os guindastes de grande porte que trabalharão na instalação das estruturas que sustentarão os tubos a serem repostos. Paralelamente, as equipes trabalharam também na compactação do solo que cedeu e provocou o desmoronamento das estruturas de sustentação da adutora.
No período da noite e durante a madrugada, será levantada uma coluna de sustentação no local, de aproximadamente 10 metros de altura, formada por aduelas circulares de 2,5 metros de diâmetro, que serão preenchidas de concreto. Essa coluna será a responsável pela sustentação de uma treliça (espécie de ponte metálica), sob a qual serão fixadas as quatro barras de tubos de 800 milímetros de diâmetro que se romperam, cada uma com seis metros de extensão. Essa treliça, de 25 metros de extensão e 9 toneladas, está sendo produzida no interior da empresa Engecall, e ficará pronta nesta sexta-feira (03/02).
Todo esse trabalho envolve cerca de 25 trabalhadores, integrantes das equipes participantes, com o emprego de máquinas retroescavadeiras, caminhões e guindastes, além da estrutura necessária para que as intervenções possam avançar pela noite e madrugada, como geradores de energia e holofotes, visto que o objetivo é cumprir a meta estabelecida pelo prefeito José Crespo de normalizar o abastecimento de água na cidade até a próxima segunda-feira (06/02).
Distribuição de água
Ao lado das intervenções visando a recuperação da adutora, a Prefeitura e o Saae desenvolvem o trabalho de distribuição de água na cidade, por meio das redes públicas e centros de distribuição e por caminhões-pipa. Desta forma, a autarquia está realizando o rodízio constante de abastecimento nos bairros da cidade, analisando constantemente a situação de momento de cada região e os níveis dos reservatórios de cada um dos 26 Centros de Distribuição, remanejando água de um local para outro, via terminais de computadores do seu sistema de telemetria, para que cada bairro da cidade receba água ao menos uma vez por dia.
Paralelamente, o trabalho de distribuição de água tratada por meio dos caminhões-pipa também foi realizado durante toda esta quinta-feira e prosseguirá até o término das intervenções de recuperação da adutora. O numero de unidades vem sendo ampliado a todo momento, o que permitiu que o dia fosse encerrado com 20 caminhões-pipa efetuando a distribuição. Nesta sexta-feira (03/02), outros 10 caminhões serão agregados à frota.
Os locais de distribuição de água pelos caminhões-pipa são os seguintes:
EM Quinzinho de Barros
- Joaquim Rodrigues de Barros, 477 – Vila Hortência
EM Prof. José Carlos Florenzano
- Vítor Cioffi de Luca, 800 – Jardim Santa Esmeralda,
EM Avelino Leite de Camargo
- Monsenhor Benedito Mário Calazans – Jardim Nova Esperanca,
EM Benedito José Nunes
Rua Padre Domenico Trivi, 129 – Parque Esmeralda
EM Hélio Rosa Baldi
Rua Tarcizo Geraldo Dario, 163 – Jardim Sao Guilherme
EM Irineu Leister
- Susana F.V. Moura, 67 – Ipiranga
EM João Francisco Rosa
Av. Ipanema – Vila Angelica
EM Leda Therezinha Borghesi
Av. Ipanema, 5515 – Ipanema Ville,
EM Luiz Almeida Marins
- Dr. Américo Figueiredo, 3500 – Cohab Júlio Mesquita Filho
EM Profª Maria de Lourdes Martins Martinez
- Dária Galvão da Silva, 292 – Jardim Santa Barbara
EM Dr. Oswaldo Duarte
Rua Luiz Gabriotti, 213 – Jardim Wanel Ville II,
EM Prof. Paulo Fernando Nóbrega Tortello
- Pedro Carrasco Montalban, 140 – Parque das Laranjeiras
EM Tereza Ciambelli Gianini
Av. Rio Claro, 350 – Vila Nova Sorocaba
CEI 02 Profa. Marina Grohmann
- Rodrigues Alves, 619 – Vila Santana
CEI 09 Fernando Rios
- Nicolau Elías Tibechereny, 200 – Jardim Arco Iris
CEI 28 Rauldineia Esteves Machado
- Alcíno Oliveira Rosa, 267 – Parque São Bento
CEI 54 Sonia Maria Machado
Rua Diolindo Alves da Luz, 132 – Morros, Sorocaba
CEI 60 Anna Rusconi
- Tocantins, 462 – Vila Jardini
CEI 62 Monsenhor Antonio Simon Sola
- Havana, 36 – Jardim Parada do Alto
CEI 65 Santo Agostinho
- Frederico Harder, 298 – Jardim Novo Mundo
CEI 78 Ettore Marangoni
Rua Dionísio Bueno de Sampaio, 131 – Vila Sabiá
Tags:Adutora, Água e Esgoto, Saae
