Trabalho voluntário do zoológico recebe veterinária de Bonito
Por: Isabella Lopes (programa de estágio) - Supervisão Marcelo Andrade
Foto: Felipe Pinheiro
A agência de Notícias, da Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom), dá sequência hoje ao quarto release da série sobre pessoas que realizam serviços voluntários e o Programa Sorocaba Voluntária
Reconhecido como um dos cartões-postais de Sorocaba, o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, o terceiro maior da América Latina, pode ser um local privilegiado para adquirir experiências na conservação de espécies e da biodiversidade, mas o zoo também recebe ações voluntárias de cidadãos que dispõem do seu tempo para trabalhar em pró dos animais.
Um bom exemplo disso é a de Cristiana Rieken, que foi voluntária do zoo durante o mês de junho, por meio do Programa Sorocaba Voluntária, da Secretaria de Cidadania e Participação Popular (Secid). Christiana é veterinária do zoológico da cidade de Bonito, em Mato Grosso do Sul, e sempre escutou falar do trabalho desenvolvido no zoo de Sorocaba, que é referência na América Latina nas áreas de lazer, pesquisa, educação ambiental e preservação de espécies, “Essa dinâmica e organização era o que eu queria aprender mais, por funcionar muito bem a comunicação entre os tratadores, veterinários e equipe de nutrição que é bem conectado, isso é importante”, explica.
Christiana ficou durante um mês no alojamento do zoológico, com sua experiência em veterinária ela pode ajudar nas tarefas como a ronda realizada todos os dias pelos funcionários, a medicação dos animais e o horário reservado para os animais tomarem sol “Aqui tem muita coisa para fazer, o zoo tem um cuidado especial, sempre olhando os recintos dos animais. Qualquer alteração mínima que é vista é passado para os veterinários, focando sempre no bem estar dos animais”, destaca.
Para Christiana, sua vivência no zoológico de Sorocaba agregou não apenas como veterinária, mas também como pessoa e espera voltar o mais breve possível “Convivi com uma equipe empenhada, focada, competente e muito unida. Eu só tenho a agradecer pelos dias em que fiquei na cidade e espero voltar novamente”.
Ela também explica que o trabalho voluntário pode ser uma troca de experiência, pois além dos novos conhecimentos adquiridos, também pôde ajudar no funcionamento das atrações do zoológico.
Sobre o Sorocaba Voluntária
Criado pelo Decreto Municipal 22.930/2017 (que regulamenta a Lei Municipal 6.406/2001), o Programa Sorocaba Voluntária visa encontrar pessoas engajadas e que queiram ajudar o próximo. Os voluntários podem atuar em secretarias municipais ou organizações da sociedade civil, nos dias e horários de sua preferência, sendo regidos pela Lei Federal 9.608/98, ao qual não receberão salários e gratificações, pois não terão vínculo empregatício.
Para se inscrever no Programa Sorocaba Voluntária, basta acessar http://www.sorocaba.sp.gov.br/voluntarios/. Há um tutorial disponível para auxiliar tanto o candidato como as organizações.
Outras informações sobre o Programa podem ser obtidas com a Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid), pelo telefone (15) 3238.2236.
Tags:Cidadania
