Para sensibilizar a população com relação ao Rio Sorocaba, além de oferecer a oportunidade de conhecer os aspectos históricos e ambientais do manancial, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) promoveu um passeio nesta quarta-feira (28) aberto a todos interessados. A ação, realizada em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e a Urbes – Trânsito e Transportes, reuniu mais de 100 pessoas de todas faixas etárias em três turnos, abordando questões ambientais locais e curiosidades que envolvem o rio.
O início do roteiro aconteceu no Centro de Educação Ambiental (CEA), local que expõe um pouco da fauna sorocabana. No mesmo espaço foram transmitidas informações sobre as ilhas de refúgio, que são trechos onde há monitoramento e intervenções controladas da vegetação das margens e bancos de areia do rio, criando um ambiente adequado tanto para o desenvolvimento de espécies arbóreas quanto para proteção e alimentação dos animais, especialmente aves.
De acordo com Gabriela Bassi Silva, do CEA, a apresentação é importante por trazer conhecimento e esclarecer dúvidas. “Este é um dos poucos rios urbanos que não está morto. Nosso intuito é mostrar esse bem para as pessoas, para que ajudem protegê-lo sempre”, diz. Para dar sequência, os participantes visitaram áreas que envolvem os 11 quilômetros de parque linear do rio Sorocaba, entre eles a Praça da Biodiversidade, o Parque das Águas e o Parque Municipal Porto das Águas.
Objetivo alcançado
Carolina Barisson, funcionária de educação ambiental da Sema, explicou que o objetivo do evento foi alcançado. “Muitas pessoas passam diariamente ao lado do rio e não percebem suas características. Aqui pudemos falar sobre a fauna e vegetação associadas ao rio, além de expor os parques para a população”, afirma.
Entre os participantes, a arquiteta Luciana Costa percorreu o caminho ao lado da mãe, Vilma Fernandes, e aprovou a iniciativa. “É importante para o cidadão conhecer e criar identidade com o rio, pois certamente vai ajudar na preservação. Só por meio da educação que se consegue essa consciência”, afirma Luciana. Já Vilma, gosta de contemplar a cidade que escolheu para ser sua: “Sou de Santo André e vivo aqui há mais de 15 anos. Não há cidade com esta beleza e não a troco por nada. Sorocaba é um luxo”.
Fátima Dezzotti também esteve no tour do Rio Sorocaba acompanhando os alunos da escola “Rubens de Faria”. Para a professora, é de suma importância a preservação do meio ambiente pelos mais novos. “Eu mesma não sabia que a cidade tinha tanta coisa legal para se ver. Este evento também vai gerar um debate sobre o tema em sala de aula e poderemos aprofundá-lo”, conta.
A ação da Sema ainda contou com a presença de funcionários públicos, integrando o Programa “A3P” (Agenda Ambiental na Administração Pública), voltada ao servidor municipal quanto ao uso racional dos recursos e à qualidade de vida no ambiente de trabalho. Iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), o objetivo do A3P é promover a internalização dos princípios de sustentabilidade socioambiental nas entidades e órgãos públicos. Sorocaba participa do programa desde novembro de 2014.
Ônibus GNV
O trajeto foi realizado no ônibus que faz uso do gás natural veicular (GNV) e pode receber o biodiesel, combustível biodegradável derivado de fontes renováveis. O GNV tem importante papel na redução de emissão de poluentes, pois libera apenas o dióxido de carbono – em menor proporção que os combustíveis líquidos – e água. O equipamento, inclusive, está em fase de teste nas ruas do município, fazendo linhas como a do Parque São Bento e trânsito entre terminais, adaptado a atender pessoas com necessidades especiais.