Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/to-dentro-to-fora-conclui-projeto-do-selo-social-no/
Acessado em: 01/12/2025 - 01h57

‘Tô dentro, tô fora’ conclui projeto do Selo Social no Ana Paula Eleutério

Por: isabela Rocha (programa de Estágio) - supervisão: Renato Monteiro

O projeto objetivou apresentar aos jovens novas perspectivas de futuro e prevenção ao uso de drogas

O grupo ‘Tô dentro Tô fora’, da Secretaria de Políticas sobre Drogas (Sepod) da Prefeitura de Sorocaba, concluiu nesta quinta-feira (12) um projeto voltado aos alunos do nível fundamental II da Escola Wanda Costa Daher, no bairro Ana Paula Eleutério. O projeto objetiva apresentar aos jovens, perspectivas para o futuro e informações visando a prevenção ao uso de drogas.

A ação é realizada por meio do Selo Social, iniciativa do Instituto Abaçaí, coordenado em Sorocaba pela Secretaria de Cidadania e Participação Popular (Secid).

Dentre as atividades destacam-se as dinâmicas e conversas de reflexão com as assistentes sociais Sabrina Ribeiro e Ivana de Barros. Os assuntos abordados foram o empoderamento juvenil e a importância das escolhas que fazemos ao longo da vida. Os jovens também puderam ouvir testemunhos de membros do Alcoólicos Anônimos (AA), como alertas na prevenção ao uso de álcool e outras drogas.

Para o secretário de Políticas sobre Drogas, José Humberto Urban Filho, o projeto é de extrema importância para a inclusão social. Ele reforça que “é preciso que os diversos órgãos públicos, entidades sociais e empresas desenvolvam, juntos, projetos e trabalhos que possam auxiliar na inclusão social de jovens e adolescentes, que muitas vezes não teriam outra oportunidade”.

Ações anteriores

Entre as ações já realizadas pelo projeto, aconteceu no final de agosto um passeio pela Uniso, quando os alunos conheceram os laboratórios e demais dependências da Universidade, além de contação de histórias e relatos de vida,.

Além disso, com o objetivo de sensibilizar os adolescentes e jovens sobre o lado “A” da vida, houve ações de conscientização para a comunidade sobre o perigo do uso de drogas e álcool, mobilizando os jovens e suas famílias; escola e a comunidade, sobre a importância deste assunto, ampliando o conhecimento e as possibilidades de atuação nas ações preventivas, treinando futuros facilitadores, a partir das informações, e estabelecimento de um cronograma anual de realização e execução do projeto.

Além da Sepod, participaram também do projeto, representantes da Atlanta Indústria e Comércio de Acessórios e Equipamentos Ltda; B2E Engenharia de Negócios; Casa Transitória André Luiz; Federal San; Instituto Humberto de Campos; Kanjiko do Brasil Indústria Automotiva Ltda; Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins; TT Steel do Brasil; Universidade de Sorocaba; Lar São Vicente de Paulo e Cia Anjos da Alegria.