Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/tmtv-reabrira-suas-portas-com-espetaculo-do-ballet-stagium/
Acessado em: 30/11/2025 - 05h24

TMTV reabrirá suas portas com espetáculo do Ballet Stagium


 

O teatro está passando por reformas. Entre as melhorias estão poltronas e carpete novos e mais equipamentos de ar-condicionado

O Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV) reabrirá as portas ao público no dia 15 de março com o espetáculo “Mané Gostoso”, da famosa companhia paulistana Ballet Stagium. A apresentação é gratuita e acontecerá às 19h. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do espetáculo, na bilheteria do teatro.

“Será uma honra reabrir o nosso teatro em grande estilo, com um espetáculo de uma das companhias de dança contemporânea mais talentosa do nosso país”, destaca Jaqueline Gomes, secretária da Cultura (Secult).

Com coreografia de Décio Otero e direção teatral de Marika Gidali, o espetáculo “Mané Gostoso” homenageia o artista Luiz Gonzaga – um dos ícones brasileiro – ao realizar uma leitura moderna da cultura popular nordestina.

A apresentação é resultado da união entre as raízes brasileiras interpretadas pela dança – da companhia paulistana Ballet Stagium –, com a trilha sonora formada por repertório do Quinteto Violado, marcado pelo bom-humor, pela grandeza poética e, ao mesmo tempo, pela simplicidade. 

O título “Mané Gostoso” é uma alusão ao boneco feito em madeira – brinquedo infantil facilmente encontrado nas feiras nordestinas –, e que tem pernas e braços movimentados por meio de cordões. 

O espetáculo é viabilizado pelo Proac (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura.

O TMTV está localizado na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, no Alto da Boa Vista. Mais informações pelo telefone: (15) 3238.2222.

 

TMTV recebe melhorias

 

De acordo com a Secretaria da Cultura, desde fevereiro deste ano, o Teatro Municipal “Teotônio Vilela” está passando por reforma.  A secretária Jaqueline Gomes reforça que neste processo de revitalização do teatro todas as grandes reformas foram aprovadas primeiramente no Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Turístico e Paisagístico (CMDP). 

Entre as melhorias, o espaço ganhou poltronas novas. A partir de agora, o espaço contará com 405 lugares, ao invés dos 435 de antigamente. A alteração se deve ao fato de as poltronas instaladas seguirem as normas da Associação Brasileira de Normas Técnica (ABNT) e serem maiores que as anteriores. Desse total, 397 são tamanho padrão, quatro são para pessoas obesas, além de outros quatro espaços para cadeirantes. Outro detalhe importante é que elas receberam tratamento antipropagação de fogo e de fumaça.

Outras melhorias feitas no teatro foram a troca do carpete da plateia, que agora também possui tratamento antipropagação de fogo e de fumaça; a limpeza das paredes do saguão com a aplicação de impermeabilizante incolor, trazendo a aparência original do concreto, e a implantação de equipamentos de ar-condicionado no saguão do teatro. A plateia também ganhará mais unidades em breve.

A Secretaria da Cultura também vai realizar a reforma completa dos cinco banheiros e dos seis camarins, assim como da cozinha de funcionários. Além disso, serão instaladas lâmpadas de LED em todo o teatro, que consomem menos energia do que as convencionais incandescentes ou fluorescentes.

A bilheteria já foi reformada e a Secretaria da Cultura vai abrir um edital de chamamento para empresas de ingresso rápido, facilitando o acesso do público. Também está em licitação a reforma do telhado do teatro.

Além disso, o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS) transformou o hall de entrada em uma galeria de obras de arte itinerante para a apreciação do público.

A área externa também está recebendo melhorias. O jardim da entrada do TMTV está sendo revitalizado e vai receber uma área de convivência comum para o público.

A equipe de funcionários do teatro ganhou uniforme e vem recebendo elogios dos produtores a respeito do bom atendimento. São dois funcionários para auxiliar na montagem, sonorização e iluminação do espetáculo; um funcionário administrativo para auxiliar na recepção/bilheteria; um funcionário à disposição do contratante durante a atividade; e mais um funcionário responsável pela limpeza durante o evento.

Outra conquista da Secretaria da Cultura, dos produtores e artistas que se apresentam no local é que a Prefeitura de Sorocaba adquiriu equipamentos de som e iluminação. Com isso, hoje o TMTV disponibiliza gratuitamente o rider técnico de som e de luz, reduzindo significativamente os custos de um espetáculo.

Em breve, o teatro terá um hotsite exclusivo para comunicar suas atividades e serviços. Hoje existe uma página na rede social do Facebook.

Com relação às rotas de fuga, sinalização e extintores, a Secult informa que o AVCB é renovado todos os anos e existe um contrato de revisão de todo sistema de segurança a cada 3 meses.

 

Quase 57 mil pessoas passaram pelo TMTV em 2014

 

Em 2014, um total de 56.879 pessoas prestigiaram os 213 espetáculos realizados no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”, seja em eventos da Secretaria da Cultura, junto com parceiros e até eventos de terceiros.

A realização destes espetáculos rendeu R$ 961.877,60 à bilheteria, sendo que R$ 143.643,60 foram destinados ao Fundo Municipal de Cultura (FMC).

Qualquer valor arrecadado no teatro hoje reverte 10% para o Fundo. O Fundo Municipal de Cultura foi criado com a Lei Municipal nº 10.669, de 16 de dezembro de 2013, e tem a finalidade de prestar apoio financeiro aos projetos de natureza artísticos cultural.

 

A história do teatro

 

A construção do Teatro Municipal “Teotônio Vilela” foi iniciada em 1979, com projeto doado ao município pelo arquiteto paulista Luiz Artur Navarrette. Em estilo Brutalista, que privilegia a verdade estrutural da edificação e caracterizado pelo concreto armado, o teatro da cidade é conhecido pela peculiaridade e beleza de sua edificação. Segundo o arquiteto, ele buscou usar o “máximo possível do espaço disponível sem prejudicar a estética”.

Inaugurado em 29 de janeiro de 1983, o TMTV conta com uma sala de espetáculos em estilo convencional, cuja dimensão do palco é de 12X6 metros e 10 metros de profundidade, além de possuir 4 camarins individuais e 2 coletivos, cerca de 10 salas de ensaio e espaços especialmente criados para montagens de cenários e iluminação. A área construída é de 4.500 metros quadrados e a  edificação ainda conta com um Teatro de Arena, em sua área externa, o qual está submerso a cinco metros abaixo do lago que circunda o complexo. 

Pelo palco do TMTV já passaram atores consagrados, como Dercy Gonçalves, Lima Duarte, Eva Wilma, Paulo Betti dentre outros, além de grandes artistas da música brasileira.