A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), traz para Sorocaba mais um espetáculo de dança. Nesta sexta-feira (19), às 20h, no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV), a Dual Cena Contemporânea e o Coro Luther King apresentam “Terra Trêmula”, uma obra de ficção onde o orixá Ogum e São Miguel Arcanjo se encontram no Brasil do século 18.
O cenário é marcado pelas relações escravagistas do país, pela inquisição, a mineração e conflitos religiosos num lúgubre momento do mundo. Por isso mesmo, o espetáculo cheio de contornos e dramáticos contrastes de luz e sombra, cheio e vazio e sagrado e profano leva o público a experimentar fortes emoções.
A Dual Cena Contemporânea investe em uma dramaturgia corporal relacionada a um treinamento que envolve capoeira, danças tradicionais brasileiras e dança dos orixás, articuladas e repropostas através da dança contemporânea. A trilha sonora, realizada ao vivo pelo premiado Coro Luther King, acompanha o percurso da dramaturgia e traça uma ponte entre composições barrocas e influências afro-brasileiras, com instrumentos percussivos, berimbau e canto coral.
Projeto contemplado pelo ProAC no ano passado, “Terra Trêmula” tem direção e coreografia de Ivan Bernardelli que, ao lado de Junior Gonçalves e Mônica Augusto, também ocupa o palco na performance.
Criada em 2011, a Dual Cena Contemporânea realiza pesquisas artísticas a partir de mitologias e fenômenos históricos associados à cultura brasileira.
Atuando numa interface de linguagens, onde arquitetura, teatro e dança se afirmam em suas conexões, hibridizações e interdependências, a companhia parte do conceito do equilíbrio existente entre forças opostas e complementares em permanente tensão.
O espetáculo é gratuito e tem classificação etária 14 anos. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência, na bilheteria do TMTV.