Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/time-do-emprego-orienta-municipes-em-brigadeiro-tobias/
Acessado em: 30/11/2025 - 03h07

“Time do Emprego” orienta munícipes em Brigadeiro Tobias

Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br

Iniciativa visa capacitar para inserção ou recolocação no mercado de trabalho

Dos 22 munícipes que se inscreveram para participar do programa “Time do Emprego”, que acontece desde o último dia 6 de outubro às terças-feiras na Casa do Cidadão de Brigadeiro Tobias, quatro já conseguiram recolocação no mercado de trabalho, mesmo antes da conclusão do programa. Esta iniciativa, voltada exclusivamente aos moradores do bairro e comunidades vizinhas, é desenvolvida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), com apoio da Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG).

“O primeiro objetivo é conseguir o emprego; o segundo é a qualificação desse público, que é bem variado”, ressalta Gumercindo Basso Júnior, da Sedet, responsável pelo treinamento. A iniciativa consiste na realização de dez encontros semanais, sempre das 9h às 12h, que têm por objetivo preparar o trabalhador para a busca de uma vaga de trabalho. Os participantes recebem orientação e preparo para tentar conseguir um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificações profissionais.

Marcelo Moraes Mapa, 25 anos, recorreu ao “Time do Emprego”, conseguiu uma vaga como gerente de loja e, agora, está responsável por cinco estabelecimentos. “Ele já tinha trabalhado como gerente antes e o curso é muito bom”, destaca a mãe dele, Marli Moares Mapa, 53 anos, que também assiste às aulas do programa em Brigadeiro Tobias. “Embora minha família tenha negócio próprio, nunca é tarde para aprender um pouco mais. A minha ideia é tentar um vaga na área de vendas no comércio, me desvincular um pouco do trabalho em família. Mas devido à minha idade está difícil”, aponta.

No intervalo da quinta aula do programa, que enfocou análise de currículo e técnicas de procura de emprego, o haitiano Guy Coliollan, 42 anos, revelou a dificuldade em conseguir recolocação no mercado. Veio ao Brasil há dois anos para atuar como pintor na construção civil, porém, não perde a esperança: “Aqui, agora, está difícil achar emprego. Mas no meu país a situação é ainda pior, embora tenha muito haitiano voltando para lá. Gostei daqui e não pretendo sair”, revela Guy, ao lado da esposa Modelen Fleirimond 22, anos, que também é aluna do “Time do Emprego” em Brigadeiro Tobias.

Segundo Gumercindo, o “Time do Emprego” também é uma oportunidade para reforçar o currículo. “Tem muita gente que não sabe como se apresentar para uma entrevista ou mesmo fazer um currículo voltado para aquela vaga pleiteada. Geralmente, colocam páginas de informações, mas que não são relevantes para a função desejada”.

O funcionário da Sedes destaca que o índice de empregabilidade do programa é alto e que as aulas não são obrigatórias. “Hoje mesmo, quatro alunos não vieram porque estavam com entrevistas de emprego agendadas. Depois, se quiserem continuar, voltam na próxima aula e participam dos módulos seguintes”.

O curso

O conceito do “Time do Emprego” é baseado num programa canadense que utiliza a metodologia Canadian Steel Trade and Employment Congress (CSTEC). A Secretaria de Estado de Emprego e Relações do Trabalho (Sert) adaptou do Projeto de Cooperação Técnica Brasil-Canadá de Transferência de Tecnologia para Desenvolvimento de Recursos Humanos no Estado de São Paulo, realizado pela Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional (ACDI) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

Na aula inicial os participantes recebem um kit de material didático – contendo bolsa, manual e cadernos de exercícios, de anotações e do “Time do Emprego” – para ser trabalhado até o final da capacitação. Originalmente, em Sorocaba o programa é realizado na sede PAT, em parceria com Governo do Estado. O curso é destinado a quem tem mais de 16 anos, principalmente quem encontra dificuldade na inserção ou recolocação no mercado de trabalho.

Os interessados em participar do programa podem se inscrever no PAT, que fica na Rua Coronel Cavalheiros, 353, próximo ao Terminal São Paulo. É preciso comparecer das 8h às 16h, munido de RG, CPF, Carteira de Trabalho e um currículo atualizado. Conforme houver demanda, uma nova turma do curso é aberta. Outra opção é se inscrever pelo site www.maisemprego.mte.gov.br[1]

Endnotes:
  1. www.maisemprego.mte.gov.br: http://www.maisemprego.mte.gov.br/