“Time do Emprego” inicia três novas turmas

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) realiza a partir do dia 23 de janeiro mais uma série de treinamentos do programa “Time do Emprego”. As atividades serão realizadas no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro “Ana Paula Eleutério”; no Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro POP), que fica no centro da cidade, e no Núcleo de Acolhimento Integrado de Sorocaba – Clube Nais, que fica na Av. Comendador Pereira Inácio, 2.239 (ligação Sorocaba/Votorantim).

De acordo com o coordenador de Políticas para População em Situação de Rua da Sedes, Eduardo Leme Braz, o “Time do Emprego” é oferecido as pessoas que estão fora do mercado de trabalho e tem por objetivo orientar essas pessoas em diversas situações na busca de uma vaga no mercado de trabalho. “Muitas vezes as pessoas que estão fora do mercado de trabalho por um grande período acabam ficando inseguras e angustiadas”, coloca Eduardo. “E o Time do Emprego ajuda no sentido da pessoa ficar mais segura e motivada”, comenta

Eduardo saliente que o programa ajuda no sentido das pessoas conhecerem como deve ser elaborado e apresentado um currículo, direcionando o interessado para área que ela tem mais afinidade, bem como orientando como se comportar durante a entrevista de emprego. “O programa é aberto para pessoas maiores de 16 anos e não tem limite de idade”, explica o coordenador de Políticas para População em Situação de Rua.

Os responsáveis pelo Time do Emprego destacam que que participa das atividades acaba descobrindo novas aptidões ou interesse por determinado segmento do mercado, o que pode contribuir para que essa pessoa possa até trabalhar por conta própria. “O mais importante é trabalhar a autoestima de quem participa do programa”, comenta Eduardo. “São 10 encontros, uma vez por semana. O material didático é oferecido gratuitamente numa parceria com a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho. É material é lúdico de fácil entendimento”, afirma Eduardo.

Ao todo, 150 pessoas se inscreveram para participar do programa neste início de ano. “Nós oferecemos um total de 75 vagas e já existe uma lista de espera para formação de novas turmas do Time do Emprego”, esclarece o coordenador de Políticas para População em Situação de Rua.

Para promover o programa nos locais, nove servidores públicos da Sedes  foram capacitados e hoje são facilitadores do “Time do Emprego”. A previsão para o término do treinamento é entre os dias 26 e 27 de março.            

 

Tags:, , , , ,