A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desevolvimento Social (Sedes) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), realiza a partir desta sexta-feira (23) mais uma edição do programa “Time do Emprego”. Com o objetivo orientar e preparar o cidadão que busca uma recolocação profissional, o programa também terá turmas focadas na população considerada de alta vulnerabilidade social.
De acordo com a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Edith Di Giorgi, o Time do Emprego tem buscado ampliar seu publico alvo e, já neste início de ano, o planejamento das secretarias municipais resultou em turmas beneficiando os moradores de rua atendidos no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), os adolescentes que se encontram em situação de conflito com a lei no Núcleo de Acolhimento Integrado de Sorocaba (Clube do Nais) e os munícipes atendidos pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do Conjunto Habitacional “Ana Paula Eleutério”.
O programa é de desenvolvido pela Sedet, por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Sorocaba. O objetivo do Time do Emprego é de orientar e preparar o cidadão que busca uma recolocação profissional por um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional. Ao todo, cada turma participa de dez reuniões.
Para a vice-prefeita o “Time do Emprego” não é só uma preparação para o mundo do trabalho. “O programa faz com que a pessoa muitas vezes descubra novos interesses. Muitas vezes ela não só encontra emprego como vai para o lado do empreendedorismo.”
Para promover o programa, nove servidores públicos da Secretaria de Desenvolvimento Social foram capacitados e hoje são facilitadores do “Time do Emprego” de Sorocaba. “Todo material que é distribuído é gratuito”, afirma a vice-prefeita Edith Di Giorgi.
Foram oferecidas 75 vagas, sendo 25 em cada unidade. “Mas já temos uma lista de espera de 150 pessoas. Já estamos nos organizando para repetir o programa nesses mesmos locais, ou ainda abrir novas turmas em outros locais para ampliar ainda mais o atendimento”, fala a vice-prefeita.
O programa “Time do Emprego” é destinado a pessoas acima de 16 anos e não existe limite de idade. São dez encontros que acontecem uma vez por semana, nos quais os participantes conhecem técnicas de direcionamento ao mercado de trabalho, sugestões para aperfeiçoar habilidades e produzir um currículo interessante, postura no momento da procura por emprego e dicas de comportamento em entrevistas, entre outros assuntos.