Time do Emprego capacita jovens

Por: Claudia Volpe – cvolpe@sorocaba.sp.gov.br

A ideia é abrir novas turmas na secretaria se houver procura

Mais uma turma está prestes a concluir o Time do Emprego em Sorocaba – programa indicado para jovens que buscam o primeiro emprego ou para quem encontra dificuldade em voltar ao mercado de trabalho. A capacitação está sendo realizada pela primeira vez na Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Coordenadoria da Igualdade Racial, e conta com a participação de 22 alunos, com idade entre 19 e 55 anos. A última aula ocorrerá na segunda-feira (23).

Esta edição está ocorrendo de uma forma diferente do programa tradicional. Ao invés de serem realizadas em dez encontros, uma vez por semana, as aulas estão ocorrendo em dez dias consecutivos, com três horas de duração por dia.

Maria de Lourdes Moraes, da Coordenadoria da Igualdade Racial da Sedes, é uma das pessoas que recebeu a capacitação do Governo do Estado para aplicar a metodologia canadense. De acordo com ela, durante os encontros são apresentados 10 modalidades com o objetivo de orientar o trabalhador na melhor forma de procurar um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificações profissionais.

Nesta quinta-feira (dia 19) foi o dia da modalidade “Dramatização de Entrevista”, na qual os alunos aprenderam como devem se comportar em uma entrevista. “São dois blocos: no primeiro explicamos de forma teórica como o entrevistado pode e deve se comportar diante de uma entrevista e tiramos todas as dúvidas. Já no segundo, transformamos a teoria em prática. O aluno passa a realizar a entrevista e o outro é entrevistado e, depois invertemos para que os dois tenham a mesma experiência. O objetivo da prática é saber se eles conseguiram assimilar tudo que foi falado”, explicou Maria de Lourdes.

Para a aluna Michele Daniela Negrete de Freitas, de 37 anos, esta é uma oportunidade de se atualizar para participar de entrevistas e se recolocar no mercado de trabalho, principalmente para quem está mudando de área e quer exercer uma nova profissão. “Acabei de conclui o curso de técnico de Segurança do Trabalho, uma área que sempre gostei muito e tenho vontade de trabalhar. Participar da capacitação do Time do Emprego está me ajudando a sanar as dúvidas de como devo elaborar o meu currículo e me comportar em uma entrevista”, declarou.

Já o jovem Lucas Martins, de 19 anos, está começando do zero, pois está em busca do seu primeiro emprego e entende que deve estar preparado para concorrer a uma vaga e se atualizar sobre a real necessidade do mercado de trabalho. “Preciso me atualizar e a capacitação do programa do Time do Emprego está me ajudando bastante, pois não tinha noção de como poderia montar o meu currículo e me comportar em uma entrevista”, afirmou.

O programa tem como conceito básico a metodologia canadense Canadian Steel Trade and Employment Congress (CSTEC), e foi adaptado pela Secretaria de Estado de Emprego e Relações do Trabalho do Projeto de Cooperação Técnica Brasil-Canadá de Transferência de Tecnologia para Desenvolvimento de Recursos Humanos no Estado de São Paulo. A sua efetividade é comprovada pelo índice de empregabilidade.

 

 

Tags:,