Tigresa do Zoológico de Sorocaba passou por “check-up”
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Zaqueu Proença
A exemplar fêmea do tigre-de-bengala (Panthera tigris tigris), do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” foi submetida a uma bateria de exames no Setor de Veterinária do Zoo nesta segunda-feira (dia 28). Esta foi a primeira vez que o animal passou por um check-up. O procedimento foi necessário porque a tigresa não estava se alimentando normalmente. Ela chegou ao Zoológico de Sorocaba em 2014, vinda de um criadouro particular e atualmente pesa 107 quilos.
Esse é um dos serviços realizados pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que garante o bem-estar e a saúde dos habitantes do parque. “Ela apresentou o chamado ‘apetite seletivo’, por isso decidimos realizar estes exames preventivos para verificar se este comportamento pode ser algo mais sério ou se é apenas um ‘capricho’ do animal”, explicou André Costa, médico veterinário do Zoo.
Com a presença da equipe do Zoológico de Sorocaba, a exemplar fêmea de tigre foi anestesiada e passou por exames que incluíram radiografias, avaliação dentária, exames sanguíneos, ecocardiograma e até endoscopia, por meio da qual foi avaliado grande parte de trato digestivo do felino. O trabalho foi realizado por médicos veterinários especialistas em endoscopia e odontologia e ultrassonografia, estes dois últimos da Universidade de São Paulo (USP).
“Foi tudo muito tranquilo e todos os exames deram normais. A única alteração foi verificada na endoscopia. Ela está com uma gastrite leve e, a partir de agora, vamos fazer um tratamento com um protetor de mucosa gástrica. Daqui quinze dias ela já estará melhor”, afirmou André Costa.
Sobre a espécie
O tigre-de-bengala é uma das espécies mais ameaçadas de extinção dentre os grandes felinos do planeta, seja pela caça ilegal ou pela destruição de seu habitat. Estima-se que em 2008 existiam apenas cerca de quinhentos tigres-de-bengala livres no planeta. Três das nove subespécies de tigres que existiam no planeta já estão extintas, e outras tendem a desaparecer pelo cruzamento entre subespécies diferentes.
O tigre-de-bengala, até ao começo do século XX, habitava quase toda a Índia (com exceção do extremo norte e da Península de Kathiawar), Bangladesh, leste do Paquistão, sudoeste da China, oeste de Mianmar, Nepal e Butão. Atualmente ainda restam populações espalhadas em pontos da Índia e países vizinhos. Encontra-se extinto no Paquistão.
O tigre fica sempre perto da água e é um nadador ágil. É também um excelente caçador e alimenta-se de animais pequenos, como veados, macacos e aves, mas também ataca outros maiores como o gauro (subespécie de búfalo asiático maior que o africano), crias de elefantes e de rinocerontes. Já houve casos registrados de felinos que caçaram elefantes e rinocerontes adultos. Também atacam crocodilos na água ou na terra, e Pítons também fazem parte do cardápio deste felino.
O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está localizado na rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência.
Tags:Meio Ambiente, Zoológico
