Tião Carvalho faz show gratuito em Sorocaba neste domingo
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
O artista cantará obras de seu conterrâneo João do Vale
A população terá a oportunidade de conferir gratuitamente neste domingo (14), às 16h30, um show de Tião Carvalho na Praça Frei Baraúna, no Centro de Sorocaba. Cantor, compositor, músico e dançarino maranhense, o artista se apresenta ao lado do Grupo Cupuaçu, cantando a obra de seu mestre e conterrâneo João do Vale.
O espetáculo é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo (Proac) e pela CPFL Energia, dentro do Circuito de Arte e Cultura CPFL – Caravana Sotaques do Brasil, que tem por objetivo exaltar e valorizar a diversidade da cultura popular brasileira, e está dentro da programação do Projeto “Viva a Cultura”, promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).
Neste show, Tião Carvalho mescla canções pouco conhecidas de João do Vale, como “Baião de Viola”, “Os Ôio de Anabela”, “Todos Cantam sua Terra”; com as já consagradas “Matuto Transviado” (Coronel Antonio Bento), “A Voz do Povo”, “Peba na Pimenta”, “Carcará” (gravada no ritmo de Bumba meu Boi), entre outras.
Sobre o artista
Tião Carvalho é um dos grandes nomes da cultura popular brasileira e passeia livremente por diversos ritmos como, xote, baião, samba, tambor de crioula e bumba-meu-boi. Ele já se apresentou ao lado de músicos como João do Vale, Nana Vasconcelos, Zeca Baleiro, Sivuca, Hermeto Pascoal, Vanessa da Mata, Ná Ozzetti, Barbatuques e Cássia Eller. Entre seus principais trabalhos estão os CDs solo “Quando Dorme Alcântara” e “Tião Canta João”, homenageando João do Vale.
Nascido em Cururupu, Maranhão, ainda menino começou seu aprendizado nas danças, músicas e festividades maranhenses. Em 1979, mudou-se para o Rio de Janeiro e passou a integrar o elenco do Teatro Ventoforte. Um ano depois, com a mudança do grupo para São Paulo, amplia suas experiências profissionais no teatro, dança e na música.
Em 1986, com artistas de diferentes formações, funda o Grupo Cupuaçu e desenvolve um repertório variado e de valorização das danças e festas populares brasileiras, como bumba-meu-boi. As apresentações, realizadas até hoje no Morro do Querosene, em São Paulo, tornaram-se uma referência cultural da cidade.
Tags:Show, Viva a Cultura
