O curso de manicure e pedicure oferecido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), foi iniciado nesta quinta-feira (21) com aulas para sua Terceira Turma. A iniciativa, que acontece no Centro de Referência da Mulher (CEREM), é destinada a mulheres em situação de vulnerabilidade atendidas no próprio Cerem e nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
Para marcar o início das aulas, a Presidente do Fundo Social de Sorocaba, Maria Inês Moron Pannunzio, esteve no local para dar as boas-vindas e conversar com as alunas. “A Escola de Beleza é uma oportunidade para que vocês se qualifiquem ou até mesmo aperfeiçoem a prática que possuem, mas que muitas vezes utilizam de maneira informal. O Fundo Social tem como meta oferecer capacitação visando a inserção no mercado de trabalho. Ao gerarem sua própria renda, vocês também conquistam autonomia”, comentou.
Denominado “Escola de Beleza”, o projeto é fruto de um convênio como Fundo Social de Solidariedade do Estado e integra o Programa Escola de Qualificação Profissional, que tem por objetivo a geração de renda da população em situação de vulnerabilidade social.
Ao longo da vigência do convênio serão capacitadas seis turmas compostas de dez alunos cada uma. O tempo de duração da capacitação é de 80 horas/aula divididas em 24 dias, três vezes por semana. Além da capacitação, material didático e certificado, as alunas recebem camisetas.
“Esta iniciativa possibilita que as mulheres obtenham uma renda maior para contribuir com o bem-estar da família. Proporciona, ainda, momentos de interação e convivência com outras pessoas”, falou a Coordenadora do Cerem, Paula Andreia Vial.