Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/terceira-idade-tem-a-oportunidade-de-fazer-fisioterapia-gratuita-em-sorocaba/
Acessado em: 30/11/2025 - 07h25

Terceira idade tem a oportunidade de fazer fisioterapia gratuita em Sorocaba


 

Atendimento ocorre no Clube e na Chácara do Idoso, que dispõem de atividades gratuitas de lazer, esporte, cultura, saúde e integração social

A Prefeitura de Sorocaba proporciona, desde agosto de 2014, sessões de fisioterapia gratuita aos frequentadores do Clube do Idoso “Carlos Alberto Moura Pereira da Silva”, em Pinheiros, e da Chácara do Idoso, na Vila Progresso. Promovida pela Coordenadoria do Idoso da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), graças a uma parceria com a Universidade Paulista (UNIP) de Sorocaba, a iniciativa vem garantindo bons resultados aos ‘pacientes’.

As atividades gratuitas de lazer, esporte, cultura, saúde e integração social promovidas no Clube e na Chácara do Idoso são estratégias para promover a qualidade de vida à terceira idade de Sorocaba. “Com o aumento da expectativa de vida, hoje temos mais idosos vivendo em nossa cidade. E as sessões de fisioterapia promovem uma maior independência e uma melhor mobilidade para estas pessoas. O ganho é enorme”, ressalta a vice-prefeita Edith Maria Di Giorgi, titular da Secretaria de Desenvolvimento Social.

O trabalho é desenvolvido pelos alunos do 6º semestre do curso de Fisioterapia, sob a responsabilidade técnica e acadêmica da professora Marisa Lopes, da supervisora de estágio Giovana Mascarenhas, e da coordenadora do curso e professora Beatriz de Oliveira Peixoto.

De acordo com informações da Sedes, um dos requisitos para participar da sessão de fisioterapia é que o sócio frequente pelo menos uma das atividades oferecidas em uma das unidades, além de apresentar encaminhamento médico, se for solicitado.

Para se inscrever e participar das atividades no Clube e na Chácara do Idoso, o interessado, além de residir em Sorocaba, deve ter mais de 55 anos, apresentar atestado médico para atividades físicas, documento com foto, comprovante de endereço e duas fotos 3×4. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em uma das unidades.

 

Como funciona

Um dos programas da fisioterapia é direcionado à prevenção de dores e alterações da mobilidade articular, postural e do equilíbrio. Entre os casos mais comuns apresentados pelos idosos estão a osteoartrose de joelho e as dores lombares. “Aqui trabalhamos também o equilíbrio, a coordenação e o ganho de massa muscular”, comenta professora Marisa Lopes.

Primeiramente, o idoso é avaliado pela equipe da UNIP para verificar o programa de tratamento que vai receber. No início de cada sessão de fisioterapia é aferida a pressão do ‘paciente’ e, em seguida, feito um alongamento. Já no tratamento são utilizados recursos para os exercícios, como bola suíça, bambolê e faixas elásticas, entre outros.

O segundo programa é de reabilitacão, que atua nas limitações e incapacidades que dificultam a integração dos idosos nas atividades desenvolvidas no Clube do Idoso. “Se um sócio aqui do Clube quebrar a mão, por exemplo, nós podemos, sempre com a recomendação médica, promover a reabilitação para ele possa voltar a participar das atividades na unidade”, explica Marisa Lopes.

A equipe do curso de Fisioterapia da UNIP também promove ginástica laboral com os alunos da oficina de artesanato do Clube do Idoso, tanto no início como no fim da aula.

No Clube do Idoso, o atendimento é às terças e quintas-feiras, das 8h às 11h, e às quartas-feiras, das 13h às 16h30. Na Chácara do Idoso, a equipe atende às terças e quintas-feiras, das 13h às 16h30.

 

Ganho para todos

Kazuko Sato, 87 anos, moradora do Jardim Pagliato, frequenta desde o ano passado as sessões de fisioterapia no Clube do Idoso e está bastante satisfeita com os resultados. “Tinha muita dor nas costas e a fisioterapia me ajuda bastante. Já não tenho quase dor”, conta. Ela frequenta o Clube desde 2012 e também faz aulas de ginástica.

Outra ‘paciente’ é Nanci Guilhermina dos Santos, 78 anos, moradora da Vila Hortência, que frequenta as aulas de alongamento e a academia do Clube do Idoso. “Adoro vir aqui, me sinto bem. Quando falto da sessão de fisioterapia o corpo reclama”, brinca. Segundo ela, além de dor nas costas, ela sentia muita dor nos joelhos. “Estou feliz, porque a dor já diminuiu muito.”

De acordo com a professora Marisa Lopes, com este trabalho todo mundo ganha. “Os idosos adoram o Clube do Idoso. É um lugar maravilhoso. E aqui, além do nosso trabalho de fisioterapia, eles têm contato físico e para eles isto é muito importante, aqui eles ficam alegres, se sociabilizam”, destaca.

“Para os nossos alunos fazer estágio aqui é muito interessante, porque eles veem realmente toda a dificuldade que o idoso tem e percebem realmente o que é passado em sala de aula”, continua Marisa. Os universitários frequentam a unidade por um período de dois meses e meio.

Já para a universidade, a parceria com a Prefeitura de Sorocaba é muito rica. “Esta é uma área nova e está crescendo demais. Aqui mostramos aos nossos alunos as oportunidades que eles podem ter atuando com os idosos. A expectativa de vida vem aumentando e estas pessoas têm de envelhecer bem e é isso que proporcionamos a eles”, garante Marisa.

Serviço:

– Clube do Idoso: anexo ao Centro Esportivo “André Matiello”, bairro de Pinheiros. Tel.: 3233.9014.

– Chácara do Idoso: Rua Manuel Afonso, 64, Vila Progresso. Tel.: 3302.3737.