Terceira idade planta pau-brasil no Parque da Biquinha
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Ação simbólica visou celebrar o Dia do Pau-Brasil
O Parque da Biquinha ganhou um exemplar de pau-brasil na manhã desta terça-feira (dia 3), numa ação de Educação Ambiental da Prefeitura de Sorocaba, que contou com a participação de seis idosos do Clube Ecológico “Roda Viva”.
A atividade da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) ocorreu em comemoração ao Dia do Pau-Brasil (3 de maio). Em Sorocaba, a data faz parte do calendário oficial de datas alusivas ao Meio Ambiente, conforme prevê a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009.
Após um alongamento físico, a terceira idade caminhou até o local do plantio, próximo ao playground do Parque da Biquinha, e puderam saber um pouco mais sobre a data comemorativa e também a respeito da espécie nativa.
Maria Rita Cardoso, 63 anos, moradora da Vila Assis, participou do plantio e acha importante uma cidade arborizada. “Aqui é um parque com bastantes árvores, que dão uma sombra muito boa”, comenta. Ela frequenta o Clube Ecológico desde setembro de 2015 e adora participar dos encontros. “Aqui é muito gostoso, a gente conversa, ri, faz artesanato, amigos, eu adoro”, comentou a munícipe. Após o plantio, eles ainda confeccionaram um porta-retrato feito de papel de revista.
O “Roda Viva” existe há cinco anos e visa estimular a preservação do meio ambiente, promovendo interação e qualidade de vida à terceira idade sorocabana. Os encontros ocorrem às terças-feiras, das 9h às 11h, no Parque da Biquinha.
O Parque da Biquinha funciona de terça a domingo, das 8h às 17h, na Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília. Mais informações pelo telefone (15) 3224.1997.
Sobre a espécie
Também conhecido como ibirapitanga, ibirapiranga, ibirapita, muirapiranga, orabutã, brasileto, pau-rosado e pau-de-pernambuco, o pau-brasil é uma árvore que tem o tronco recoberto de espinhos, em tons de cinza ou vermelho, e o centro avermelhado.
A espécie pode atingir até trinta metros de altura, com seu diâmetro chegando a 1,5 metro. Sua floração ocorre no final do mês de setembro, chegando a meados de outubro. Entre os meses de novembro a janeiro ocorre a maturação dos frutos. Originalmente, a área de abrangência dessa árvore estendia-se por quase três mil quilômetros da costa brasileira, tipicamente em floresta primária densa da Mata Atlântica.
Tags:Dia do Pau Brasil, meioambiente, Parque da Biquinha
