Terceira idade está cada vez mais conectada em Sorocaba

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

Oportunidade é oferecida gratuitamente pela Prefeitura de Sorocaba, no Clube do Idoso

 

Em Sorocaba, a terceira idade está vencendo todas as barreiras, medos e preconceitos em busca de mais qualidade de vida. Com a internet e as redes sociais cada dia mais presentes no cotidiano das pessoas, os idosos estão em busca de conhecimentos tecnológicos. Na tarde desta quinta-feira (dia 12), 15 alunos participaram da segunda aula do curso gratuito de Informática Avançado (internet e redes sociais), no Clube do Idoso “Carlos Alberto Moura Pereira da Silva”. Trata-se de uma oportunidade de inclusão digital oferecida pela Prefeitura de Sorocaba.

Administrado pela Coordenadoria do Idoso da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o Clube do Idoso é um espaço de convivência exclusivo para a terceira idade sorocabana, onde são oferecidas gratuitamente atividades de lazer, esporte, saúde, integração social e cultura durante todo o ano.

A aula ocorre na Sala de Informática da unidade, uma vez por semana, com duas horas de duração, e é ministrada pela estudante de engenharia ambiental da Unesp, Cinthia Monteiro. A “profe” – como é chamada carinhosamente pela turma – conseguiu a vaga mediante bolsa de estudos de um projeto de extensão em universidade.

Entre teoria e prática, de uma forma muito atenciosa, a jovem está ensinando aos idosos a navegarem na internet. “Assim que passo o conteúdo, já aplico algumas tarefas para eles praticarem”, conta. Nesta segunda aula, ensinou sobre os navegadores e como fazer uma pesquisa na internet. Entre as tarefas, os alunos tiveram que pesquisar a previsão do tempo para Sorocaba e procurar a receita da comida preferida de cada um deles.

Segundo Cíntia, na primeira aula eles aprenderam a criar pastas no computador e a salvar arquivos. Na próxima semana eles vão aprender a criar uma conta de e-mail. “Cada aula avançamos um pouco e retomamos o que aprendemos na aula anterior. Então hoje, eles estão aprendendo sobre os navegadores e como fazer pesquisa no Google. Ao final, eles vão fazer uma pesquisa e salvar o arquivo na pasta que eles aprenderam na outra aula e assim por diante”, explica a jovem.

“Estou adorando trabalhar com eles, é muito gratificante, eles são muito carinhosos e atenciosos comigo. Além disso, o desenvolvimento pessoal é incrível, aprendo a ter mais paciência, sempre saio daqui melhor do que entrei”, destaca a professora.

 

Turminha

Conseguir acessar notícias, ouvir músicas, procurar receitas e interagir com o mundo pelas redes sociais, estes são os principais objetivos dos alunos do curso. A aposentada Vera Lúcia Martinelli Marfil, 62 anos, moradora do Jardim Abaeté é uma das integrantes da turma. “Tenho medo de mexer na internet, fazer besteira e não conseguir sair, pegar vírus no computador e perder tudo. Meu filho fala que é só mexer, mas tenho dificuldade, por isso quando fiquei sabendo que teria o curso, vim fazer”, admitiu. Ela frequenta o Clube do Idoso de segunda a quinta-feira, onde também faz academia e ginástica.

“Quero fazer pesquisas, ver notícias, que eu gosto muito, e conversar com as pessoas”, contou a munícipe, que já tem uma conta na rede social Facebook. “Agora preciso treinar, mas para isso tenho que arrumar tempo. Também faço caminhada no Parque das Águas todos os dias de manhã, participo do ‘Ginástica no Parque’ às terças e quintas à noite e ainda faço hidroginástica no Sesi, de quarta e sexta-feira. Se você for na minha casa, não vai me achar”, brincou Vera Lucia. Sobre o curso, ela só tem elogios: “a professora é muito boa, tem muita paciência com a gente e tira todas as nossas dúvidas. Adorei ela”.

Outra aluna da turma é a aposentada Claudia Maria dos Santos, 59 anos, moradora da Vila Leão. “Gosto do Face, de ver meus e-mails, pesquisar receita, notícias, gosto de me atualizar, por isso vim fazer esta aula. É muito bom aprender e a professora tem muita paciência”, complementou. Além de informática, Claudia ainda faz aula de ginástica, academia, zumba e tai chi chuan. “Depois que me aposentei, ficava só dentro de casa e estava ficando deprimida. Aqui no Clube me divirto, acabou minha depressão.”

Como ser sócio

Para se tornar sócio e participar das atividades, o interessado, além de residir em Sorocaba, deve ter mais de 55 anos, apresentar documento com foto, comprovante de endereço e duas fotos 3×4, mais atestado médico para atividades físicas.

O Clube do Idoso está localizado ao lado do Centro Esportivo “André Matiello”, em Pinheiros. Mais informações pelo telefone (15) 3233.9014.

Tags:, ,