Terceira idade dá exemplo e planta 60 árvores às margens do rio Sorocaba
A ação contribui para a recuperação da mata ciliar, que tem entre suas funções, proteger as margens do rio da erosão, controlar a temperatura do manancial e servir como refúgio da fauna
Jerivá, pau-viola, aroeira-salsa, ipê e outras espécies de árvores nativas e frutíferas foram plantadas por 11 frequentadores da academia do Clube do Idoso “Carlos Alberto Moura Pereira da Silva” às margens do rio Sorocaba, em frente ao Centro de Educação Ambiental Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba), localizado na Avenida Dom Aguirre em frente ao Poupatempo. A ação ambiental ocorreu na manhã desta quinta-feira (9) e resultou no plantio de 60 exemplares arbóreos.
Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o ato tem como objetivo ajudar na recuperação da mata ciliar do rio Sorocaba, dentro do Programa “Refúgios da Biodiversidade”, que está criando “ilhas” de manejo controlado da vegetação das margens e bancos de areia do rio, para formação de um ambiente adequado tanto para o desenvolvimento de espécies arbóreas quanto para a proteção e alimentação de exemplares típicos da fauna do rio.
O plantio também visou integrar o público do Clube do Idoso ao Centro de Educação Ambiental Rio Sorocaba, tendo em vista que os dois locais são muito próximos, e proporcionar à terceira idade a possibilidade de contribuir com o meio ambiente e fazer parte do processo de plantio de árvores na área urbana de Sorocaba.
No espaço educativo, o grupo pôde observar a maquete topográfica do rio Sorocaba no perímetro urbano de Sorocaba e Votorantim, que mostra todo o percurso do manancial e seus afluentes desde a represa de Itupararanga, em Votorantim, até o Parque São Bento, na Zona Norte de Sorocaba.
Eles também conheceram o diorama da flora local e exemplares taxidermizados (empalhados) da fauna que habita o rio, como o cascudo, cará, traíra, lontra, ratão-do-banhado, biguá, anu-branco, frango d’água e a garça-branca.
Uma das participantes foi Nilcéia Guidolin Zambo, 67 anos, moradora do Jardim Refúgio e frequentadora assídua do Clube do Idoso, onde faz academia, ginástica, jazz, pintura em tecido, artesanato, tai chi chuan e teatro. Ela adorou a atividade. “A equipe da Secretaria do Meio Ambiente é excelente, pude conhecer os peixes do rio Sorocaba e outra coisa: tenho 67 anos e não sabia que Sorocaba tinha começado sua história no bairro Itavuvu. Vou virar freguesa daqui, sou muito curiosa”, salientou.
Quanto ao plantio, Nilceia é veterana no assunto. “Adoro plantar, as árvores são muito importantes. Inclusive no ano passado plantamos várias em frente ao Clube do Idoso”, lembrou.
No CEA Rio Sorocaba os munícipes também podem adquirir até duas mudas gratuitamente. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e, eventualmente, também abrirá aos sábados e domingos com uma programação especial.
Tags:Clube do Idoso, Clube do Idoso, Plantio, Plantio
